Cotidiano

Operação de limpeza nos bairros de Boa Vista já passou por 13 bairros

Conforme a Prefeitura, o objetivo da ação é contribuir com o combate à proliferação do mosquito Aedes aegypti

Treze bairros de Boa Vista já receberam a operação de limpeza só este mês na capital. Já foram recolhidos até momento mais de sete mil toneladas de lixos dos bairros Alvorada, Jóquei Clube, Jardim Primavera, Aeroporto, Jardim Olímpico, Operário, Bela Vista, Equatorial, União, Cambará, Cauamé, São Bento e Dr. Silvio Leite.

O objetivo da medida, conforme a Prefeitura de Boa Vista, é intensificar a limpeza dos bairros e assim combater ainda mais os criadouros do Aedes aegypti, mosquito transmissor da dengue, chikungunha e zyra vírus.

Neste mês de janeiro, a Secretaria Municipal de Gestão Ambiental (SMGA) elaborou um calendário de trabalho nos bairros de Boa Vista. Roço, capina e retirada de entulhos são alguns dos serviços que fazem parte do cronograma.

De acordo com o secretário da Gestão Ambiental, Daniel Peixoto, essa ação já ocorre diariamente na cidade, em pontos estratégicos, com várias equipes. “Como focamos o nosso trabalho na limpeza da cidade para reduzir os focos do mosquito, queremos continuar com esse trabalho este ano. Criamos um cronograma de limpeza em pontos estratégicos e todos os bairros serão contemplados”, disse o secretário.

Ação também limpou mais de 170 terrenos baldios na capital

Outro alvo das equipes de limpeza tem sido os terrenos baldios, abandonados pelos proprietários que não mantém o imóvel limpo e capinado. Após a retirada do lixo uma taxa do serviço é inclusa no IPTU do terreno. Só em janeiro, as equipes da Prefeitura já limparam 175 terrenos em 10 bairros:  Alvorada, Jardim Olímpico, Operário, Bela Vista, Equatorial, União, Cambará, Cauamé, São Bento e Dr. Silvio Leite. Lembrando que a responsabilidade de manter os terrenos limpos é do proprietário.

No ano passado, a prefeitura retirou 50, 7 toneladas de lixo domiciliar dos 53 bairros de Boa Vista. O número de resíduo recolhido foi ainda maior quando se tratou de entulhos e galhadas. Neste caso, foram recolhidas 88,4 toneladas. As multas para quem abandona terrenos também sofreram mudanças e foram reajustadas em 100%, de acordo com a nova lei aprovada no mês de outubro na Câmara Municipal de Boa Vista.  

AEDES AEGYPTI
Entre 2013 e 2015, houve uma diminuição n capital no número de casos da dengue, que saiu de 5.841 casos confirmados para 857, o que representa uma redução de 85% dos casos. Até agosto de 2015, os bairros Operário, Pricumã e Aparecida registraram mais de 18% dos índices de infestação.

O bairro Olímpico é o mais preocupante, apresentando o índice de 30,43%. Com as ações todos os bairros, juntos, tiveram uma redução de 0,9% na média de infestação.

Com informações da PMBV