Cotidiano

Passagem de comando no 6º BEC será hoje à noite

A solenidade terá a presença do general de Brigada, Marcos José, comandante do 2º Grupamento de Engenharia, sediado em Manaus

Acontece logo mais, às 19h, a solenidade de passagem de comando do 6º Batalhão de Engenharia de Construção (BEC) em Boa Vista. O atual comandante coronel José Fernandes Filgueiras Filho passará o comando para o tenente coronel Robert Maciel de Souza. O evento terá a participação do general de Brigada Marcos José, comandante do 2º Grupamento de Engenharia, sediado em Manaus, no Amazonas.

De acordo com o jornalista e pesquisador, Francisco Cândido, o 6º BEC, desde a sua criação – em 1968, na cidade de Boa Vista, vem se destacando no estado por sua capacidade operacional técnica e administrativa que contribui significativamente para o desenvolvimento dos estados da região norte.

Em especial para Roraima, o Batalhão que este ano completa 48 anos de existência foi primordial para tirar o estado do isolamento com a abertura da BR-174. Cândido relembra que em 1968 o 6º BEC trabalhou com duas missões, uma partindo de Boa Vista e outra do Amazonas, que levariam para a abertura da rodovia. Os militares das duas missões se encontraram na região Arara, que fica na terra indígena Waimiri-Atroari.

“Pelo devotamento incansável de seus integrantes de ontem e de hoje, o 6º BEC sempre trouxe esperança e desenvolvimento para as populações da Região Norte, particularmente para Roraima.

Além das obras da BR-174 (ligando Manaus-Boa Vista-Pacaraima), o Batalhão foi o responsável ainda pela construção da BR-401 (ligando Boa Vista a Bonfim), a ponte sobre o rio Tacutu (ligando Bonfim a Lethem, na Guiana), além de pontes e abertura de novas estradas.