Cotidiano

Grupo de trabalho é criado para monitorar Ebola

O Grupo se reúne semanalmente, na sede da CGVS, para discutir o plano de trabalho em Roraima

Seguindo o Plano de Ação do Ministério da Saúde (MS), a Coordenação Geral de Vigilância em Saúde (CGVS), criou um grupo de trabalho, com foco no acompanhamento e monitoramento de todas as informações nacionais e internacionais ligadas direta e indiretamente ao Ebola. 
O Grupo é formado por aproximadamente nove pessoas, representantes da Coordenação Geral de Vigilância em Saúde (CGVS), Departamento de Vigilância Epidemiológica (DVE), Departamento de Vigilância Sanitária (DVS), Laboratório Central de Roraima (LACEN), Hospital Geral de Roraima (HGR), Agência Nacional de Vigilância Sanitária (ANVISA), Secretaria Municipal de Saúde (SMSA), Hospital Santo Antônio (HCSA) e Serviço Móvel de Urgência e Emergência (SAMU).
Conforme a técnica da CGVS e integrante do Grupo de trabalho, Cecília Bessa, a cada reunião são verificadas, por meio de dados do CIEVS, todas as notícias veiculadas nos órgãos de saúde e na imprensa, a respeito da doença. “O Ministério da Saúde recomendou que todos os estados criassem grupos de trabalho, por isso nossa preocupação é atender a orientação de que os órgãos de saúde  em Roraima e no país estejam preparados em relação ao possível aparecimento de casos de Ebola”, esclareceu.
Esta semana o Grupo deve finalizar o Plano de Contingência que envolve orientações sobre o atendimento, os fluxos de cada setor, utilização de equipamentos individuais de segurança (EPIs), laboratório e encaminhamento do paciente ao Hospital de Referência Nacional entre outras coisas. 
Assim como os outros estados, Roraima tem mantido contato direto com o Ministério da Saúde, e informado sobre as ações desenvolvidas a nível local.