Cotidiano

Produtores pedem reparos em vicinal antes do inverno

Preocupados com o escoamento da produção da vicinal 01 do Projeto de Assentamento (PA) Nova Amazônia, zona rural de Boa Vista, no trecho norte da BR-174, os agricultores da região pedem a revitalização da estrada. Eles temem que, com a chegada do inverno, previsto para o mês de abril, veículos não consigam transitar no local devido à lama, buracos e irregularidades na estrada. 

O vendedor José Mota, que possui um lote na localidade há mais de oito anos, disse que, neste período, nunca presenciou nenhum tipo de obra na estrada. “Essa região sempre foi meio esquecida pelo poder público. Os reparos na estrada são feitos pelos próprios moradores, que não merecem ser penalizados pelo descaso”, frisou.

Ele informou que a situação não está tão crítica nos primeiros quilômetros da vicinal, porque o proprietário de um balneário da região pagou com recursos próprios um serviço de terraplenagem. “Há alguns meses, a situação era bem pior, os buracos e ‘costelas de vaca’ tornavam o tráfego praticamente impossível”, frisou.

Segundo Mota, quando no poder, o então prefeito Iradilson Sampaio se comprometeu em revitalizar a estrada, porém a promessa nunca foi cumprida. “Quando a prefeita Teresa Surita assumiu esperávamos que ela resolvesse o problema, mas até agora nada. Já estamos cansados de esperar”.

Outra moradora da região, a agricultora Raimunda de Pinho, afirmou que a preocupação aumenta com a chegada do inverno. “Como a estrada é de barro, quando chove vira um verdadeiro lamaçal. Nessas épocas, os carros vivem no ‘prego’, pois os buracos são encobertos pela lama, impedindo que o motorista saiba das irregularidades da estrada”, reclamou.

A agricultora Delta Leite informou que, por diversas vezes, os moradores da região cobraram mudanças da prefeitura. “Estamos em uma zona rural, mas que ainda faz parte da cidade de Boa Vista, mas parece que a prefeitura não se preocupa com isso”, afirmou.

PREFEITURA – A Prefeitura de Boa Vista informou que o PA Nova Amazônia é de responsabilidade do Instituto Nacional de Colonização e Reforma Agrária (Incra). No entanto, por estar na área rural de Boa Vista, foi firmado convênio com a Caixa Econômica Federal e o Ministério do Desenvolvimento Agrário. Os serviços de terraplanagem foram iniciados nas vicinais 01, 03, 04 e 07. Afirmou ainda que o atraso na conclusão dos serviços é pela falta de liberação de recursos. (I.S)