No início da noite de sábado, 16, moradores de nove dos 15 municípios de Roraima foram surpreendidos com interrupção no fornecimento de energia elétrica por três horas. De acordo com a Eletrobras Roraima, o problema teria ocorrido após desligamento na ligação com o Linhão de Guri, na Venezuela, responsável por abastecer todo o Estado.
Ainda segundo a Eletrobras, o problema teria causado bloqueios em equipamentos da Subestação Boa Vista, da Eletronorte, que fica localizada na região do Monte Cristo, zona Rural da Capital.
“Às 18h34, houve o desligamento da interligação Brasil/Venezuela, causando desligamento geral em Roraima. Houve bloqueio de equipamentos na Subestação Boa Vista, da Eletronorte, que impediram a recomposição imediata”, informou a empresa por meio de nota.
A nota ressaltou ainda que, durante todo o período do apagão, equipes da Eletronorte foram acionadas para verificar a situação. A subestação foi criada justamente para atender a Capital em eventuais problemas. No entanto, desde a sua inauguração, no ano passado, ela não tem mostrado a eficiência desejada pelos consumidores.
“Houve falha na UTE Monte Cristo, impedindo a recomposição pelo parque elétrico. A reenergização das cargas foi concluída às 21h15. Todos os eventos ocorridos estão sendo analisados detalhadamente para a identificação das causas e o devido tratamento”, informou.
O apagão de sábado também afetou o sistema de abastecimento de água da Capital, segundo a Companhia de Águas e Esgotos de Roraima (Caer), a interrupção no fornecimento de energia elétrica ocasionou o desligamento do equipamento responsável por fazer a distribuição de água à população.
“A Caer informou que o desligamento da turbina central e fornecimento de energia da Venezuela ocasionou a queda geral de tensão, na noite deste sábado, 16, em Boa Vista, comprometendo o abastecimento de água, pois houve o desligamento do sistema e com a queda de energia, o bombeamento de água foi afetado”, disse a Companhia em nota.
Paulatinamente, equipes da Companhia de Águas foram acionadas para resolver o problema, que só foi solucionado por completo por volta das 22 horas. “Neste momento, técnicos da Companhia estão executando manobras para recolocar a distribuição em funcionamento”, salientou ainda na noite de sábado. Apesar disto, alguns consumidores relataram que o fornecimento de água só voltou ao normal na manhã de ontem em alguns bairros de Boa Vista.
Como de costume, a população teve de ter paciência para lidar com mais um apagão na Capital. “Foi um absurdo o que aconteceu ontem à noite. Se fosse em um curto intervalo de tempo, a gente até que dava um desconto, mas foram quase três horas. Um perigo isso”, comentou a dona de casa Rosa Soares. (M.L)