Política

Novo presidente da OAB afirma que trabalhará para valorizar a classe

Rodolpho Morais pretende realizar um mandato com foco na valorização dos advogados de Roraima

Menos de um mês após tomar posse como presidente da Ordem dos Advogados do Brasil – Seccional Roraima (OAB-RR), o advogado Rodolpho Morais esteve no programa Agenda da Semana, da Rádio Folha AM 1020, na manhã de ontem, 17, e falou sobre as suas primeiras ações a frente da ordem.

Durante uma hora de entrevista, concedida ao radialista Getúlio Cruz, Morais destacou que pretende realizar um mandato com foco na valorização da advocacia e com um sistema rigoroso de controle na conduta dos associados.

O novo gestor afirmou que durante os próximos três anos de mandato pretende reaproximar a OAB da população e da administração pública. “Nós não estamos pensando somente no advogado em si, que é o papel da OAB, mas também aproximar a ordem da sociedade. Entrando em contato com as instituições e informando sobre qual é o real papel da OAB”, disse.

Diante disso, o advogado relatou que já iniciou o trabalho de visita a algumas instituições públicas, dentre elas o sistema prisional. “Nós estivemos na Penitenciária Agrícola do Monte Cristo e na Cadeia Pública de Boa Vista para analisar as salas cedidas pelo governo para a atuação da OAB, mas que estavam fechadas. Foi feito levantamento das necessidades estruturais destes locais e serão adotadas providências imediatas para a reativação destas salas nos próximos 20 dias”, anunciou.

Logo em seguida, o presidente reforçou que também será feito um trabalho de análise das condições estruturais do sistema prisional que, conforme ele analisou, está falido e precisa de mais que uma reforma estrutural.

“É preciso lembrar que as pessoas estão lá estão cumprindo uma pena e que precisam ser trabalhadas para serem reinseridas na sociedade. A OAB-RR está ciente destas dificuldades e irá montar uma comissão para analisar profundamente a situação desse sistema para que a gente possa reivindicar das autoridades competentes a melhoria do sistema prisional”, frisou.

Morais também já visitou o recém-inaugurado prédio do Fórum Criminal, as instalações da nova estrutura da Caixa de Assistência dos Advogados de Roraima (CAA-RR). Reafirmou uma parceria com o Poder Judiciário e afirmou estar negociando visitas na Assembleia Legislativa de Roraima e também à Prefeitura Municipal de Boa Vista.

O presidente afirmou que pretende desenvolver um trabalho no qual a sociedade entenda que o advogado tem um papel que vai além das causas que ele aceita. “Queremos que a sociedade entenda que o papel do advogado é importante. Nós vamos melhorar pela melhoria das estruturas, pelo respeito à prerrogativa do advogado que depende do atendimento do cidadão”, explicou.

CONDUTA – Durante o programa, a participação dos ouvintes foi frequente. Um deles questionou o presidente da OAB-RR sobre qual a conduta que ele irá adotar a respeito da conduta irregular de vários advogados, como a cobrança de honorários mais caros, fraudes em ações de documentação de terras, entre outros.

Morais ressaltou que a Ordem detém dois setores responsáveis por apurar e punir estes profissionais. “Nós estamos acompanhando tudo o que é noticiado pela imprensa e o que nos é denunciado por meio da nossa ouvidoria. Nós precisamos ser provocados, porque não temos um sistema investigatório. Mas, ao tomarmos ciência desses fatos, a nossa corregedoria abre um inquérito e, caso seja comprovada a má conduta, esse advogado pode ser até expulso da ordem”, explicou.

De acordo com Morais, todos os processos para averiguação de uma má conduta dentro da OAB são sigilosos. “Por isso a sociedade muitas vezes acredita que a OAB está passando a mão na cabeça de um membro denunciado, mas ela não está. Nós estamos fazendo e continuaremos fazendo a vigilância constante aos nossos membros”, pontuou, destacando que a sociedade deve denunciar. “Só assim nós teremos conhecimento”, concluiu.  (J.L)