Cotidiano

Viveiro de compensação ambiental é vistoriado

Na pauta, a produção de mudas e a forma como serão colocadas a disposição dos agricultores

A Femarh (Fundação Estadual do Meio Ambiente e Recursos Hídricos) e a Seapa (Secretaria de Agricultura Pecuária e Abastecimento) estão se articulando para criar a política de distribuição de mudas que serão produzidas no viveiro de compensação ambiental, da empresa Oliveira Energia, dona do parque gerador instalado no Monte Cristo.

As obras do empreendimento estão em fase de conclusão. Viveiros de mudas, estufas, sistemas de irrigação, depósito de ferramentas e defensivos, alojamentos, refeitório e escritório de administração estão recebendo os acabamentos finais para entrar em funcionamento.

O diretor de recursos hídricos da Femarh, Rogério Martins Campos, o secretário adjunto da agricultura, Antônio Cabral e o responsável pelo viveiro, Eugênio Thomé conduziram vistoria do andamento da obra e para discutir e planejar a produção das mudas e a forma como serão colocadas a disposição dos agricultores.

Segundo Campos, é necessária uma boa escolha das pessoas que receberão as plantas e da época da distribuição correta para que as mudas sejam entregues e plantadas em local definitivo, uma vez que é comum o recebimento das plantas, e, ao final, as mesmas são colocadas embaixo de arvores e nunca plantadas em local definitivo.

“Vamos racionalizar a distribuição, estudar a melhor época do ano, ver quem tem sistema de irrigação para que com essa ação de compensação ambiental obtenhamos a reposição florestal para aqueles que possuem passivos e para produção de frutas para o nosso estado”, concluiu Campos.