Cotidiano

Moradores reclamam do abandono das duas praças do bairro Pricumã

Enquanto as praças mais tradicionais de Boa Vista estão sendo reformadas, outras menores, nos bairros mais afastados do Centro, estão largadas ao descaso, inclusive desaparecendo. No bairro Pricumã, zona Oeste, existem duas pracinhas que têm sido alvo da reclamação dos moradores.

A praça do Pricumã, ao lado do prédio da Secretaria Municipal de Educação (Smec), na avenida Via das Flores, é uma delas. Sem manutenção há pelo menos seis anos, os brinquedos e sua estrutura praticamente desapareceram. “Há uma placa indicando que o início das obras de reforma seria no dia 03 de agosto de 2015, com prazo de 150 dias para conclusão. No entanto, passaram-se quase cinco meses e nenhuma providência foi tomada. Então, creio que nada vai acontecer, pois o sistema governamental está repleto de corrupção, atraso e descaso”, comentou um morador da Rua Carlos Natrodt, Edimilson Costa, que mora ao lado da praça. O valor estimado da obra é de cerca de R$ 600 mil.

Segundo ele, o bairro é carente de estrutura e segurança. “Se nada foi feito, é porque algo de errado está acontecendo. Enquanto isso, a praça está servindo de estacionamento e, quando não, de ponto de usuários de drogas. Isso é constrangedor para nós, moradores, que presenciamos isso diariamente”, protestou.

Outra pracinha do bairro Pricumã, na Avenida Glaycon de Paiva, próxima ao viaduto Pery Lago, é alvo da insatisfação dos moradores. O morador José de Assunção disse que o local está em situação precária.

“Os brinquedos estão deteriorados. Além disso, pessoas deixam o som dos carros em alto volume, incomodando os vizinhos”, reclamou.

Conforme Assunção, o restaurante que funciona no local é o único atrativo, tornando a revitalização caso de urgência. “Faz tempo que se encontra nessa situação. Uma reforma tornaria o ambiente bem melhor, mas, até o momento, nada concreto. O policiamento também é muito importante, se possível trabalhando 24 horas, pois há muitos vândalos e pessoas que usam drogas no período noturno”, frisou.

PREFEITURA – Em nota, a Prefeitura de Boa Vista informou que a praça do Pricumã, ao lado da Smec, está dentro das oito que estão recebendo reforma da Secretaria Municipal de Obras e Urbanismo, em convênio com a Caixa Econômica Federal. “A prefeitura iniciou os trabalhos com a reforma das praças do Mecejana, bairro dos Estados, do Cambará, do Monte Roraima (bairro Caçari) e do Parque Germano Augusto Sampaio. As próximas serão as do Conjunto Cidadão, Caimbé e a do Pricumã”, afirmou.

Conforme a nota, a obra contemplará a reforma geral da Praça do Pricumã, com troca do piso, que será em paver, com maior durabilidade e melhor escoamento da água. “Será construída uma praça de alimentação, um posto de vigilância da Guarda Municipal, área para ginástica, playground, quadras poliesportivas e banheiros. Assim como contará com acessibilidade, além de paisagismo e urbanização”, acrescentou.

Em relação à praça próxima ao viaduto, que não tem nome, também no bairro Pricumã, a Prefeitura afirmou que não está inclusa no atual projeto de reformas ou revitalização. Entretanto, frisou que “poderá ser inclusa nos próximos”. (B.B)