Cotidiano

Boa Vista homenageará padroeiro amanhã

Dia 20 de janeiro é dedicado a São Sebastião, cuja devoção é atribuída ao milagre em um período de grande seca em Boa Vista

 

A Igreja Católica comemora amanhã o Dia de São Sebastião, padroeiro do Município de Boa Vista. As atividades em homenagem ao santo começam a partir das 17 horas, com a realização da tradicional procissão. O ponto de concentração será em frente à Igreja de São Sebastião, na Avenida João Pereira de Melo, no Centro. Além da procissão, que já ocorre há mais de 90 anos, a comunidade realizará também uma quermesse, com várias atividades para os fieis.

O início da devoção ao santo ocorreu em um momento muito parecido com o atual, quando o Estado enfrenta uma forte estiagem. A devoção em Roraima teria iniciado no ano de 1924 quando, além de uma forte seca, Boa Vista enfrentava uma grande peste no rebanho animal dos fazendeiros locais, quando decidiram fazer um pedido ao santo.

“Eles fizeram um pedido a São Sebastião, prometendo que se aquela praga cessasse, eles iriam construir uma igreja a São Sebastião. E esse milagre aconteceu. Além de vir a chuva, a peste desapareceu e eles dedicaram aquele espaço onde se encontra a igreja ao santo padroeiro da Capital”, afirmou o padre Paulo Motta.

“Nove dias antes da data, nós já estávamos nos preparando para essa celebração, sempre realizando os nossos novenários. No dia do festejo, a Igreja Católica sempre realiza a tradicional procissão, que percorre algumas ruas da Capital. Feito todo o trajeto, é realizada a missa campal, com vários celebrantes da diocese e, finalizando tudo, a realização da quermesse em homenagem ao padroeiro”, disse o padre.

Nascido no ano 256 depois de Cristo (d.C), São Sebastião é tido como uma das figuras mais fiéis aos preceitos de Cristo. Quando jovem, alistou-se no Exército humano, ganhando a confiança dos imperadores Diocleciano e Maximiano. No entanto, por não adorar os deuses dos Romanos, foi perseguido e morto por seus superiores.

“Dentro da fé cristã, ele tem a importância de ser alguém que cuida dos mais fracos, alguém que tenha a fé intrépida em Cristo e, por isso, muitas cidades que foram nascendo, sobretudo na América Latina, na parte ocidental, ganharam como padroeiro São Sebastião. Exemplo disso é o Rio de Janeiro, que tem lá o santo padroeiro forte”, frisou o padre.

FERIADOS SANTOS – De acordo com a Câmara Municipal de Boa Vista, além do feriado de São Sebastião, comemorado no dia 20 de janeiro, a Capital possui ainda mais outros três feriados santos.

Segundo a Câmara, a Lei 104/84, de autoria do Executivo Municipal, está em consonância com a Lei Federal 9093/95, que em seu artigo 2º determina aos municípios a competência de instituir feriados religiosos, considerando as tradições locais, podendo criar, no máximo, quatro datas, incluindo a Sexta-Feira da Paixão, acontecimento que antecede o domingo de Páscoa.

Por tradição histórica da Igreja Católica em Boa Vista, ficou estabelecido que no dia 20 de janeiro é celebrado o Dia de São Sebastião, além da Sexta-Feira Santa, 29 de junho, Dia de São Pedro, e o dia 08 de dezembro, Dia de Nossa Senhora do Carmo.

Por serem datas de homenagens a padroeiros, muitos roraimenses ficam em dúvida, principalmente em relação aos feriados de São Sebastião e Nossa Senhora do Carmo. “Nossa Senhora do Carmo é padroeira da Diocese e também do Estado, sendo que, normalmente, o seu dia é festejado em 16 de julho. Só que, na década de 30, era época da cheia do rio e férias escolares e aqui, em Boa Vista, não ficava ninguém.

Então, os monges beneditinos pediram a autorização da Santa Sé para transferir a festa para o início de dezembro, que também é uma festa mariana, a Imaculada Conceição”, explicou o padre Revislande Araújo.

Em relação ao feriado de São Pedro, a honraria foi conferida pelo fato de a data ter sido o marco inicial da criação da primeira colônia de trabalhadores do Estado. “São Pedro é devido à implantação da primeira associação de trabalhadores, fundada aqui, em Roraima, que é justamente a Colônia dos Pescadores”, frisou. (M.L)