Cotidiano

Nove municípios serão incluídos no decreto

Decreto de situação de emergência só deverá ser publicado pelo Governo do Estado nesta quinta-feira

A decretação de situação de emergência devido à estiagem em nove municípios de Roraima, que estava programada para hoje, dia 20, foi adiada para quinta-feira. A Procuradoria-Geral do Estado (PGE) solicitou ao Corpo de Bombeiros, na tarde de ontem, o Formulário de Informação de Desastres, documento anexo ao parecer técnico encaminhado no dia 18, necessário para subsidiar a decisão.

O comandante-geral do Corpo de Bombeiros Militar do Estado de Roraima (CBMRR), Edivaldo Amaral, informou que a PGE irá encaminhar o decreto para a Casa Civil somente amanhã. “Hoje o procurador irá analisar o Formulário de Informações de Desastres para formular o decreto que será encaminhado a Casa Civil para publicação somente no dia 21, já que amanhã [hoje] é feriado”, disse.

Ele frisou que o parecer técnico contempla os municípios de Amajari, Alto Alegre, Normandia, Bonfim, Cantá, Caracaraí, Rorainópolis, Mucajaí e São Luiz. “O decreto serve apenas para que possamos executar nossas ações de forma ágil nestas regiões que foram classificadas como as mais necessitadas”, afirmou.

Amaral explicou que as demais regiões não ficarão desguarnecidas. “A seca está afetando todo o Estado, não apenas estes nove municípios. Nestas outras localidades, estamos fazendo monitoramento e atuando em nossas bases para evitar qualquer desastre”, destacou. (I.S)