Política

Ministro da Integração Nacional visitará Roraima nesta sexta-feira

Está prevista, para a manhã de hoje, 22, a visita do ministro da Integração Nacional, Gilberto Occhi, a Roraima. A governadora Suely Campos (PP) o receberá no Palácio Senador Hélio Campos para tratar de investimentos em fundos regionais para o Estado.

Também participam da reunião o secretário de Fundos e Incentivos Fiscais do Ministério da Integração Nacional, Raphael Rezende; o secretário estadual de Planejamento, Alexandre Henklain; e o superintendente da Superintendência de Desenvolvimento da Amazônia (Sudam), Paulo Roberto Correia da Silva, além de representantes da Caixa Econômica, do Banco do Brasil, do Banco da Amazônia, da Federação das Indústrias de Roraima (Fier) e do Sebrae.

O secretário estadual de Planejamento explicou que a vinda do ministro demonstra o compromisso assumido pelo Governo Federal com as questões do desenvolvimento econômico e social de Roraima. A ideia é estabelecer uma pauta ampla com projetos estruturantes e de cunho emergencial.

“Nossa expectativa em relação a esta reunião é a de termos a oportunidade de debater, de forma objetiva, algumas das grandes demandas de Roraima, como os projetos estruturantes voltados para a infraestrutura viária, energia e irrigação, e também buscar soluções emergenciais para os problemas causados pela forte estiagem e seus efeitos, que já são perceptíveis por todo o Estado”, destaca Henklain.

O secretário de Planejamento acredita que, por meio de um entendimento direto com o Ministério de Integração, será mais fácil obter linhas especiais de apoio de recursos e convênios que possam atender algumas demandas específicas da Defesa Civil do Estado, a exemplo da aquisição de equipamentos.

“Estas linhas precisariam ser estruturadas dentro do próprio Ministério para que possam atender a essas demandas específicas. Daí seria possível a construção de poços artesianos, cacimbas, barragens e cisternas, tanto para propiciar água potável para abastecimento humano quanto para a criação de animais dos nossos produtores rurais e indígenas”, argumenta o secretário.

AGENDA – O ministro Gilberto Occhi chegará à Base Aérea de Boa Vista às 9 horas, de onde seguirá para o Palácio Senador Hélio Campos. A reunião, prevista para iniciar às 10 horas, deve durar 1h30.