Cotidiano

Falta de sinalização e de pontes causa acidentes na calha do igarapé Pricumã

Muitos acidentes têm acontecido no Igarapé Pricumã, que teve seu leito canalizado, o que deixou parecendo um canal de esgoto que divide os bairros Cinturão Verde e Asa Branca, na zona Oeste. Os problemas vêm acontecendo porque as ruas que dão acesso ao canal não possuem nenhum tipo de sinalização, já que não foram construídas pontes.

Perigo maior está nas ruas Salomão Matroniano de Souza Cruz e Manoel Vicente de Souza, localizadas no bairro Asa Branca. O morador Edvaldo Pereira afirma que vários acidentes acontecem no local. “Até carro já caiu dentro desse igarapé. Os condutores vêm em alta velocidade e, por não haver sinalização, eles não veem o imenso buraco e acabam caindo lá dentro”, comentou.

A movimentação de veículos é intensa durante o dia inteiro. “Carros e motos passam o tempo inteiro por aqui. Aqui, nas proximidades, muitas vezes acontecem acidentes e não se sabe quem está certo, pois não tem sinalização. Se instalassem sinais, com certeza o trânsito ficaria melhor”, acrescentou.

A única maneira para atravessar o canal é por meio das pequenas pontes improvisadas de madeira, que medem aproximadamente 1m de largura por 3m de comprimento. “Não há como passar com meios de transportes de grande porte, apenas motos ou bicicletas. Sem contar que estão em péssimo estado. Uma ponte de cimento seria ideal”, frisou Pereira. “A situação tornou-se um perigo para toda a população. Enquanto os órgãos governamentais não tomarem providências, esses acidentes vão continuar acontecendo”.

PREFEITURA – Por meio de nota, a Prefeitura de Boa Vista informou que iniciou em 2015 a instalação de novas placas de sinalização por toda a cidade. “A implantação começou pelas principais avenidas, mas vai atender toda a cidade, incluindo os bairros Asa Branca e Jóquei Clube. Serão mais de mil novas placas instaladas”, afirmou.

Conforme a nota, as pontes de madeira foram improvisadas pelos moradores e não são autorizadas pela Secretaria de Trânsito, sendo construídas de forma irregular. “As vias existentes, que são autorizadas pelo município, são as pontes nas avenidas dos Imigrantes e dos Bandeirantes, além da ponte na Rua Juvêncio Jaricuna de Albuquerque, que faz ligação entre os bairros Asa Branca, Buritis, Cinturão Verde e Jóquei Clube”. (B.B)