Cultura

Escolas já podem se cadastrar nos projetos Biblioteca Ambulante e BiblioSesc

Os projetos tem caráter dinâmico e participativo

Est?o abertas as inscri??es para escolas estaduais e municipais interessadas em utilizar os projetos BiblioSesc e Biblioteca Ambulante, desenvolvidos pelo Servi?o Social do Com?rcio em Roraima (Sesc-RR) e que anualmente percorrem toda a capital. As Inscri??es podem ser feitas na Biblioteca do Centro de Atividades, no Mecejana.
A Gerência de Cultura do Sesc-RR pretende incluir no calendário de planejamento de ações para 2015 mais escolas, garantindo assim a fomentação da cultura e incentivo ao hábito da leitura. O objetivo é atender o maior número de instituições de ensino no decorrer do ano.
A biblioteca ambulante consiste na disponibilização de caixa-estante com 100 livros de diversos gêneros. Idealizada para ser usada em locais onde a instituição tenha uma sala de leitura ou uma biblioteca. O projeto tem um caráter dinâmico e participativo.
Já o BiblioSesc é uma unidade móvel caracterizada pela instituição com um acervo de mais de 3 mil obras, entre livros infanto-juvenis, brasileiros e estrangeiros, bem como revistas e jornais que podem ser utilizados para consulta e empréstimo mediante cadastro.
A unidade é ideal para eventos estudantis específicos sobre leitura ou em dias de programação livre, como gincana. Além das estantes, a unidade possui computador, impressora e parte externa com mesas dobráveis para leitura. Além de um auxiliar de biblioteca para atender os visitantes.
Para Fátima de Abreu Lima, bibliotecária do Sesc, no ano de 2015 a meta é formar ainda mais leitores. “Facilitaremos mais o acesso da população a leitura. Projetos que antes duravam mais tempos nas escolas, irão agora de maneira adequada circular mais escolas, garantindo assim maior abrangência do público, porém com tempo hábil de permanecia em cada escola”, destacou.
De acordo com a direção regional do Sesc, Cristiane Silva, a Biblioteca Ambulante do Sesc, supre a carência de leitura das crianças em casa, não só no ambiente escolar.
“Os livros são emprestados, e até mesmo os pais e irmãos emprestam e após ler, devolvem já pensando no próximo. Essa é mais uma iniciativa do Sesc para 2015, levar com maior frequência esses dois projetos às escolas. Assim facilitamos o acesso da população à leitura e formamos leitores fiéis aos livros”, enfatizou.
As inscrições devem ser feitas no horário das 8h às 12h30 e das 14 às 18h, na Rua João Barbosa, n° 143, Bairro Mecejana. Mais informações pelo telefone 3624-9851, no site da instituição ou pelo e-mail: [email protected].