Cotidiano

Comitê de Queimadas intensificará fiscalização para localizar infratores

Encontro foi promovido na manhã desta terça-feira, 26, para debater novas estratégias mediante a suspensão das emissões de licenças para queimadas no Estado

O Comitê Gestor de Prevenção aos Incêndios Florestais realizou uma reunião na Sala de Situação da Operação de Estiagem, localizada na sede do Corpo de Bombeiros Militar de Roraima (CBMRR) para discutir as ações de fiscalização no interior do Estado na manhã desta terça-feira, 26.

O encontro foi promovido para debater novas estratégias mediante o decreto do Governo e a portaria da Fundação Estadual do Meio Ambiente e Recurso Hídricos (Femarh), que suspendeu a emissão de licenças para queimadas no Estado, devido ao aumento dos focos de calor em Roraima.

Conforme o diretor da Femarh, Rogério Campos, as ações de fiscalização serão intensificadas pelas instituições que fazem parte do Comitê, como o Instituto Brasileiro de Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama), a Companhia Independente de Policiamento Ambiental (Cipa) da Polícia Militar de Roraima (PMRR) e o Corpo de Bombeiros.

“Não vai ser uma fiscalização individualizada e sim uma ação conjunta, com todas as instituições que fazem parte do comitê de queimadas a qual a gente vai ter uma abrangência maior no Estado”, relatou o diretor.

O objetivo principal, segundo o diretor, é ampliar a rede de fiscalização, coibindo a prática ilegal de queimadas no Estado.

“Pelo monitoramento via satélite a gente sabe exatamente o local que está sendo feita a queimada diariamente, então, com as equipes prontas em cada município, a forma de detectar o infrator vai ser muito mais rápida”, concluiu o diretor.