Cotidiano

131 cantinas particulares de escolas serão desativadas

A medida, publicada em Diário Oficial, prevê que a merenda servida aos alunos seja gratuita e fornecida pelo governo

As 131 cantinas particulares que funcionam dentro das escolas da rede estadual de ensino estão sendo desativadas informou o Governo do Estado. A medida, que atinge 57 cantinas de escolas da Capital e 74 no Interior, é conforme a portaria publicada no Diário Oficial do Estado (DOE) no dia 19 de janeiro.

Segundo o Governo, a mudança tem como objetivo oferecer uma alimentação saudável para os alunos sem doces, frituras e refrigerantes. Com a medida, a merenda nas escolas passa a ser exclusivamente gratuita e fornecida pelo governo.

PORTARIA

A portaria é um reforço a um ofício circular, expedido no dia 15 de junho do ano passado pela Secretaria Estadual de Educação e Desporto (Seed) determinando a rescisão contratual de todas as cantinas particulares da rede pública escolar de Roraima.

Conforme a portaria, a fiscalização pelo cumprimento da determinação será dos gestores da Escola e pelo Departamento de Apoio ao Educando (DAE).

A medida também faz parte do Programa Dinheiro Direto na Escola aos alunos da Educação Básica. A Portaria Interministerial 1.010, de 08 de maio de 2006, institui as diretrizes para a promoção de alimentação saudável nas Escolas de Educação Infantil, Fundamental e Nível Médio das Redes Públicas e Privadas, em âmbito Nacional.

MERENDA ESCOLAR

As escolas recebem merenda escolar por meio de recurso federal, sendo administradas por uma equipe de nutricionistas, de acordo com a Resolução FNDE 26/13, para que possam ser atendidas todas as necessidades nutricionais dos estudantes.

Para o nutricionista do DAE, Renato Alvarenga, a medida contribui para a readequação de uma alimentação saudável. “A iniciativa é muito boa, porque 99% das cantinas vendem refrigerantes, frituras e outros alimentos com baixo teor nutricional”, ressaltou o profissional, ao explicar que o Departamento fará palestra sobre a importância da alimentação saudável para os estudantes.

Com informações da Secom