Cotidiano

Milhares de fiéis participam da romaria de Aparecida em BV

Este ano, a celebração contou com a participação da imagem peregrina de Nossa Senhora Aparecida, vinda de Aparecida, interior de São Paulo

Milhares de fiéis neste domingo, dia 12, participaram da 98ª Romaria de Nossa Senhora Aparecida, que este ano teve como tema: “Com a Mãe Aparecida ser Solidário na Dor” e ainda contou com participação da imagem peregrina de Nossa Senhora Aparecida, vinda de Aparecida, interior de São Paulo. A data é feriado nacional em homenagem à padroeira do Brasil.
O bispo de Roraima, Dom Roque Paloschi, abriu a romaria e celebrou a missa na igreja de Aparecida, na comunidade de mesmo nome e, após isso, foram realizados os festejos na área externa da igreja.
“O Dia de Nossa Senhora Aparecida é o maior momento de devoção popular em Boa Vista. A caminhada com Nossa Senhora Aparecida tem o caráter da gratidão das bênçãos e graças recebidas, e representa o reconhecimento do amor de Deus que se manifesta na simplicidade de uma mulher negra e, sobretudo o desejo de um povo de caminhar por estradas de paz, justiça e liberdade. Representa a ternura de Deus que olha amorosamente pelos mais fragilizados de nossa sociedade e o anseio do povo por uma vida digna para si, para sua família e para o povo brasileiro”, explicou. 
A concentração da celebração começou às 14 horas, na Igreja Matriz, e a procissão começou às 17 horas com orações e confissões pelas ruas e avenidas de Boa Vista, seguindo até a igreja de Nossa Senhora Aparecida, localizada no bairro de mesmo nome, na zona Norte. Durante o trajeto, alguns moradores ficavam nas portas das casas, aplaudindo o cortejo, quando o andor com a santa se aproximava das residências. Outras se incorporavam à procissão.
O domingo em Boa Vista foi marcado, então, por um cenário marcado pela fé de milhares de pessoas que, portando bandeirinhas, imagens da santa, terços e velas. Segundo a organização do evento, mais de 20 mil fiéis participaram da romaria.
José Francisco Souza, de 75 anos, disse que há mais de 15 anos participa da romaria de Nossa Senhora de Aparecida. “Sempre em louvor de alguma graça alcançada por mim ou por alguém da família e temos que acreditar na fé”, disse.
A irmã Auristela, de 74 anos, participa da procissão pela sexta vez e falou da importância de renovar a fé nas festividades da padroeira do Brasil. “Temos uma devoção muito grande e o povo de Roraima ama nossa Senhora Aparecida. Pedimos que ela derrame as bênçãos e graças para proteger nosso País”, disse. 
A roraimense Fátima Souza, de 62 anos, participa da romaria desde criança e conta que o amor por Nossa Senhora começou por intermédio dos pais e avós. “A romaria fortalece a fé e une a família com filhos e netos, genros, além de caminhar com os vizinhos e amigos rezando para Jesus”, comentou.   
Aos 70 anos, dona Ivete Rodrigues participa da romaria há mais de 35 anos, desde quando chegou a Roraima, vinda do Pará. “Sempre venho pagar promessas de toda família, de filhos, de netos e de genros e noras. Já foram muitas as bênçãos alcançadas”, relatou.
Os agentes de trânsito do SMTRAN (Secretaria Municipal de Trânsito), que faziam a segurança do trajeto da procissão, não souberem informar a quantidade de pessoas presentes. 
IMAGEM PEREGRINA – A Imagem Peregrina vinda do santuário de Nossa Senhora de Aparecida, interior de São Paulo, passou 20 dias em Roraima e percorreu paróquias nos municípios do Cantá, Bonfim, Normandia, Mucajá, Iracema e Caracaraí e pela periferia de Boa Vista. “Foi um momento em que as pessoas puderam se aproximar da imagem peregrina para encontrar as bênçãos e as graças”, disse Dom Roque Paloschi. (R.R)
Comemorações da Padroeira começaram com cavalgada
Outra ação já se tornou tradicional em Boa Vista. No dia 12 de outubro acontece a cavalgada de Nossa Senhora Aparecida, padroeira do Brasil e considerada também a santa dos peões de rodeio.
Com concentração iniciada desde antes das 8 horas na praça do Centro Cívico, a cavalgada partiu por volta das 9 horas, com cerca de 150 cavalos montados por devotos da santa, que percorreram diversas ruas e avenidas da cidade até o Jóquei Clube de Boa Vista, localizado na zona Oeste da cidade.
Além de terem realizado a homenagem montada à santa, os cavaleiros ainda realizaram uma visita à Associação Anjos de Luz, que cuida de crianças com deficiências, para comemorar o Dia das Crianças e levar mais distração aos participantes da entidade. A ação foi encerrada no Jóquei Clube com a reunião de todos os participantes.