Cotidiano

Fumaça exige atenção redobrada de motoristas na BR-174

“Não se arrisque se a visibilidade estiver comprometida”, explica a ONSV

Os incêndios persistentes atualmente no interior de Roraima têm causado transtornos também para os motoristas que transitam na BR-174, no trajeto que liga a Capital ao Sul do Estado.

Nesta tarde, imagens divulgadas nas redes sociais revelaram a dificuldade enfrentada por motoristas que trafegaram em estradas próximo às vilas Nova Colina, Equador e reserva indígena Waimiri-Atroari.

Cuidados:

O Observatório Nacional de Segurança Viária (ONSV) atenta ao problema e traz dicas de segurança.

O primeiro passo ao sinal de fumaça é contatar o Corpo de Bombeiros (telefone: 193), informando o local ou proximidade da queimada. Pare o carro, em local seguro, se for usar o celular para a comunicação.

A principal preocupação é que a fumaça reduz a visibilidade. Redobre a atenção visual e mental. Reduza a velocidade devagar e acione o farol baixo e, se houver, a luz de neblina.

Procure manter uma distância de segurança do veículo à frente e nunca ligue o pisca alerta com o veículo em movimento.

Não deixe de avaliar se é possível prosseguir com segurança e não se arrisque se a visibilidade estiver muito prejudicada, encontre um local seguro para estacionar e espere a condição da via melhorar.

Outra orientação importante da ONSV aos motoristas é para que ele nunca pare na pista de rolamento e utilize o acostamento apenas em casos de emergência.

Em trajetos com fumaça, feche o vidro do carro para não aspirar ou respirar fumaça. Se houver ar condicionado, ligue e ative apenas a circulação interna.