O Dia das Crianças gerou intenso movimento nas lojas de brinquedos neste sábado, dia 11, que antecedeu a data festiva, e no próprio domingo, para quem deixou para comprar o presente do filho de última hora. A equipe de Reportagem da Folha percorreu algumas lojas especializadas e constatou que a estimativa dos lojistas é de que este ano o aumento das vendas está bem maior que o registrado no ano passado.
De uma forma geral, pelos números divulgados pelos gerentes das lojas visitadas pela Folha, a média foi de aumento de vendas em torno de 30% em relação à mesma data no ano anterior.
O ponto que chamou a atenção este ano foi quanto ao maior movimento de clientes em lojas que apostaram em eventos que atraíram as crianças. Foram oferecidas desde brincadeiras com palhaços, peça de teatro, distribuição de pipoca e refrigerante a personagens fantasiados de super-heróis e couvers de desenhos animados, além de apresentações com artistas regionais, como a cantora Euterpe.
O gerente de uma dessas lojas especializadas, Ricardo Baraúna, entre um atendimento e outro, disse à Folha que percebeu um aumento significativo nas vendas, mas que só daria para calcular a porcentagem ao fechar a loja na noite de domingo. “Vamos ficar aqui até o último cliente ser atendido e depois disso é que teremos uma projeção. Mas as vendas estão muito boas”, frisou.
A franquia de brinquedos que resolveu inovar e trouxe de São Paulo couvers das Monster High, um dos fenômenos da criançada em todo o mundo, foi uma das mais movimentadas na cidade. Segundo o gerente Thiago Michel, a loja está no segundo Dia das Crianças em Boa Vista e em relação ao primeiro ano, as vendas aumentaram em 40%.
“Mesmo com alguns eventos anteriores que poderiam ter atrapalhado um pouco, como a Copa do Mundo e mais recentemente as eleições, resolvemos inovar e trouxemos o couver das Monster High, que ficou à disposição da criançada para fazer fotos e está sendo um sucesso”, disse o gerente.
Outra especializada no ramo disponibilizou brinquedos do lado de fora da loja e contratou também personagens da Monster High e das Tartarugas Ninjas. Isso despertou a atenção de crianças e adultos. A gerente Ana Paula Rodrigues disse estar satisfeita com as vendas e, embora não tenha parado para fazer os cálculos, acredita que houve um aumento de aproximadamente 20%.
A gerente de outra franquia de brinquedos em Boa Vista, Patrícia Freitas Chaves, disse que este é o primeiro ano da loja no Dia das Crianças, e o movimento superou a expectativa. “Esse é o nosso primeiro Dia das Crianças, mas podemos afirmar que as vendas superaram o que esperávamos”, disse.
Ela destaca que o sucesso pode estar ligado à promoção que a loja lançou desde o início da semana em que os clientes recebiam um convite para a peça teatral do Pluft Fantasminha e o show da cantora Euterpe. “Os convites se esgotaram rapidinho”, disse.
Embora a maior procura tenha sido por brinquedos, as lojas de calçados e confecções infantis também registraram aumento nas vendas. Conforme o proprietário de uma loja na Jaime Brasil, Geraldo Cordeiro, durante toda a semana a procura por produtos foi grande e as vendas aumentaram 10% em relação ao ano passado. “Algumas pessoas optaram por presentear com roupas e calçados e começam a pesquisar mais cedo. Muitos até levam mais de uma peça”, frisou. (R.R)
Cotidiano
Vendas do Dia das Crianças em BV superam expectativas de lojistas
O aumento de vendas foi percebido pelos lojistas entre 30% a 40%, superando o movimento do ano passado