Mais de 10 motociclistas foram flagrados somente na manhã de hoje, 29, durante fiscalização no Departamento Estadual de Trânsito de Roraima (Detran-RR) para identificar os alunos que chegam dirigindo veículo sem portar a Carteira Nacional de Habilitação (CNH).
Os agentes estavam localizados na frente da sede do departamento localizado na Avenida Brigadeiro Eduardo Gomes, no bairro Aeroporto, aguardando os alunos das auto-escolas programados para fazer a prova teórica ou prática para retirada do documento obrigatório.
Segundo o Detran, somente em 2015, foram aplicadas cerca de cinco mil multas por condução de veículo sem CNH. Com esse alto índice de condutores sem habilitação, o departamento reforçou a fiscalização diária nas ruas.
“Especialmente nos pontos de maior movimento na Capital e para as pessoas que procuram qualquer serviço do órgão, como emissão de CNH ou retirada de documentos”, afirmou a Assessoria de Comunicação do Detran.
PUNIÇÃO
De acordo com o Código Brasileiro de Trânsito (CTB), a punição para quem for pego sem CNH é destinada ao proprietário do veículo no qual o condutor for abordado.
O dono do veículo é punido com duas multas, uma devido à pessoa que está conduzindo o veículo não possuir CNH e a outra por permitir que esta pessoa não habilitada conduza o veículo. Para cada uma delas, o valor é de R$ 574,62 e sete pontos na Carteira.
O condutor que ainda não possui a CNH é autuado pelo Detran e recebe orientações sobre os riscos em dirigir sem habilitação.