Política

Reitor eleito da UERR toma posse

O professor Regys Odlare Lima de Freitas foi empossado, na noite de anteontem, 28, como o primeiro reitor eleito da Universidade Estadual de Roraima (Uerr) pela chanceler da instituição, a governadora Suely Campos (PP). Durante a solenidade, ocorrida no auditório do campus Boa Vista, foram também empossados o vice-reitor Elemar Favreto e os cinco pró-reitores.

“Este momento é histórico. Há muito tempo a comunidade esperava ver empossado um profissional eleito pelo voto dos técnicos, professores e acadêmicos”, disse a governadora Suely Campos em seu discurso.

Regys Freitas lembrou as dificuldades financeiras e orçamentárias encontradas por ele ao assumir a UERR em janeiro do ano passado. Frisou ainda a abertura de novos cursos de mestrado e doutorado, ampliação e reforma dos campi e o fortalecimento de ações voltadas para a sociedade em todo o Estado.

De janeiro de 2015 para cá, Freitas coordenou a criação do programa de qualificação de professores e técnicos e ampliação de parcerias para oferta de cursos de Mestrado e Doutorado com instituições como o Instituto Federal de Roraima (IFRR), Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa), Instituto Nacional de Pesquisa da Amazônia (Inpa), Universidade Federal do Ceará (UFC), Universidade Estadual de São Paulo (Unesp), Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro (Unirio) e Universidade Federal Fluminense (UFF).

Também foram firmadas parcerias com a Fundação Estadual de Meio Ambiente e Recursos Hídricos (Femarh), Vigilância Estadual em Saúde, Secretaria da Fazenda (Sefaz) e Receita Federal para programa de estágio remunerado e não-remunerado para diversos cursos e convênio com a Universidade de Córdoba, da Espanha, para intercâmbio acadêmico.

ELEIÇÃO – O novo reitor, que ocupará o cargo até 2019, foi eleito no final do ano passado com 89% dos votos dos 1.140 eleitores nas 15 unidades na Uerr no Estado.

“As expectativas de continuar trabalhando pelo desenvolvimento da instituição são as melhores. Na verdade, o processo democrático aumenta ainda mais o compromisso de quem é eleito”, disse.