Cotidiano

Corte de energia foi para realizar teste

Desligamento da rede que fornece energia por meio do Linhão de Guri foi feito por uma hora, na manhã desta sexta-feira

Depois dos blecautes que vêm deixando dez municípios, incluindo a Capital, sem energia elétrica, a Eletrobras Distribuição Roraima resolveu fazer novo desligamento na manhã desta sexta-feira, quando os usuários ficaram uma hora sem energia elétrica. Só que, desta vez, a interrupção foi programada e divulgada antecipadamente.

Segundo o presidente da Eletrobras Distribuição Roraima, Rodrigo Moreira, o desligamento serviu para testar o potencial do parque termelétrico de Boa Vista, em especial o da usina termelétrica de Monte Cristo, localizada no trecho norte da BR-174, na zona Rural de Boa Vista, além de outros ajustes no sistema. Ele disse que, neste intervalo, foi desligada e isolada a interligação do Linhão de Guri, vindo da Venezuela, ficando a energia desconectada do sistema Roraima.

“A interrupção programada para as 5h e 6h foi totalmente cumprida com sucesso. Nas interrupções de energia ocorridas antes, em 8 de novembro e 16 de dezembro, nosso parque termelétrico não conseguiu fazer a recomposição diante da indisponibilidade da interligação Brasil/Venezuela. Agora foram feitas algumas melhorias de equipamentos e ajustes de configurações na usina de Monte Cristo. O teste foi necessário para termos a garantia de que a usina está respondendo como foi projetada e como é necessária, caso a interligação esteja indisponível”, frisou.

Ele informou que com o desligamento de Guri, a energia que o consumidor teve das 5h35 até as 7h15 da manhã de ontem foi proveniente do parque termelétrico da Eletrobras. “Neste período, fizemos vários testes de respostas da usina e todos foram atendidos satisfatoriamente. Podemos garantir à população que temos energia suficiente para atender a demanda”, frisou.   

Segundo o presidente, eram necessários os testes para que houvesse a garantia por parte da Eletronorte, que é a fornecedora da energia. “Temos que ter as garantias de que a usina iria responder de forma efetiva e os testes mostraram isso. Temos ainda novas ideias para pôr em prática para melhorar o tempo de aprimoramento e isso já está sendo avaliado. A população pode ficar tranquila porque, se houver desligamento e não acontecer o restabelecimento de energia pela Venezuela, temos como recompor a energia pelas usinas, independente de outra fonte”, frisou.  

ACIDENTE – O presidente da Eletrobras Distribuição Roraima, Rodrigo Moreira, informou que a falta de energia em alguns bairros da Capital, que ocorreu na madrugada dessa sexta-feira, pouco antes da interrupção que havia sido anunciada pela empresa, foi devido à queda de uma árvore na rede elétrica. Ele classificou o fato como um evento isolado.

“Temos trinta alimentadores espalhados pela cidade e em um deles caiu um galho de árvore, por volta das 2h30, causando um dano na rede de distribuição, afetando parte do Centro e do bairro São Pedro. Mas foi rapidamente resolvido, tão logo foi detectado o problema, e a rede restabelecida antes das 3h15”, afirmou. (R.R)