Política

Deputados destinam verba para construção do Colégio Militar

A emenda parlamentar dos deputados Coronel Chagas e Soldado Sampaio garante mais de R$ 10 milhões para a obra

A proposta dos deputados Coronel Chagas (PRTB) e Soldado Sampaio (PC do B) de destinar R$ 10 milhões para a construção da sede do Colégio Militar Cel PM Derly Luiz Vieira Borges, resultou em uma emenda à Lei Orçamentária Anual 2016 (LOA).

Desde sua fundação, o colégio funciona na sede da Academia de Polícia Integrada, no bairro São Pedro. E com mais de 410 alunos a estrutura se tornou pequena para comportar as duas instituições. “Não é justo que a educação de crianças seja feita no mesmo ambiente que a formação e capacitação de agentes da segurança pública. Isso fere a teoria da proteção integral”, opinou Sampaio.

O Colégio Militar Estadual foi criado por meio da Lei Complementar nº 192/2011 de autoria do deputado Coronel Chagas. Hoje, já atende a primeira turma do Ensino Médio e com um corpo docente formado por 25 professores. A Educação Básica Militar difere a unidade das demais escolas da rede estadual, além das aulas de inglês e de espanhol ofertadas na grade curricular.

Para o deputado Chagas, o Executivo tem demonstrado que compartilha da importância do colégio e da necessidade “urgente” da construção de uma sede própria. “O fato da governadora não ter vetado é a demonstração inequívoca de sua preocupação com a educação e de valorizar o Colégio Militar”, destacou Chagas.

O deputado também lembrou que há o interesse do governo em levar a metodologia do Colégio para outras escolas. A sede do Colégio deve ser construída nas dependências do Parque Anauá e a obra deve ser executada no exercício orçamentário deste ano.

Com informações da Assembleia Legislativa.