No próximo dia 10, a Igreja Católica irá celebrar a Quarta-feira de Cinzas, quando ocorre a abertura da Campanha da Fraternidade 2016. As missas acontecem em todas as comunidades católicas do Estado e também na Catedral Cristo Redentor, no Centro de Boa Vista. Coordenada pelo Conselho Nacional de Igrejas Cristãs do Brasil (Conic), a campanha terá o tema “Casa Comum, nossa responsabilidade”, seguida pelo lema “Quero ver o direito brotar como fonte e correr e correr a justiça qual riacho que não seca (Amós 5.24)”.
O que levou a Igreja a escolher o tema foram os dados do Ministério das Cidades informando que mais da metade da população brasileira ainda não possui acesso às redes de coleta de esgoto e somente 39% dos esgotos do País são tratados. Outra situação preocupante é a quantidade de brasileiros que não têm acesso a banheiros. Dados apontam que são cerca de cinco milhões de pessoas.
Segundo o padre Paulo Mota, vigário da Catedral Cristo Redentor, muitos brasileiros ainda vivem sem saneamento básico. Ele frisou que os números são ainda mais preocupantes quando se analisa a região norte de forma isolada do restante do País. “Muitas casas na Amazônia, principalmente nos municípios mais afastados e comunidades ribeirinhas, a população não conta com o serviço de saneamento básico”, disse.
Mota relatou que a Igreja não poderia ficar de braços cruzados vendo o sofrimento do povo. “As pessoas merecem viver em um local digno. Queremos que o poder público faça algo em prol daqueles que vivem próximos a esgotos a céu aberto. Todos têm direito à qualidade de vida”, relatou. “Convidamos todos a participarem do lançamento da campanha, tanto em suas comunidades quanto na Catedral Cristo Redentor. As missas estão programadas para começarem às 17 horas da Quarta-feira de Cinzas”, disse. (I.S)