Cotidiano

Defesa Civil do Amazonas se reúne com agentes de Roraima para combater estiagem

Servidores visitam o Estado para propor medidas que possam agilizar o socorro às vítimas das queimadas

Agentes da Defesa Civil do Amazonas e da Defesa Civil de Roraima estiveram reunidos para tratar sobre o acompanhamento técnico e treinamento dos servidores, em função da forte estiagem presente no Estado. No momento, são 13 municípios em Situação de Emergência.

Em 2011 e 2015, o Amazonas também apoiou o Estado quanto às alterações ocasionadas por desastres naturais. Em 2016, informações obtidas pelo Centro de Monitoramento Climatológico da Defesa Civil do Amazonas indicam que as precipitações continuarão significativamente abaixo do normal climatológico em toda a região de Roraima.

“Temos pessoal qualificado para orientações técnicas em reconhecimento de decretos federais e transferência de recursos. Medidas que podem agilizar o socorro às famílias”, enfatizou o Secretário da Defesa Civil do Amazonas, coronel F.Junior.

Segundo a Defesa Civil do Amazonas, os técnicos dos dois estados já estudam a possibilidade de convocar a Força Nacional, para o reforço no combate aos incêndios florestais.

ESTIAGEM

A estiagem que afeta Roraima foi intensificada pela escassez de chuvas, o aumento dos focos de calor e as queimadas. Mais de 81 mil pessoas já foram afetadas. Segundo dados da Defesa Civil de Roraima, o Estado contabiliza  também prejuízos com a produção rural e morte de animais.

Com informações da Defesa Civil do Amazonas