Política

Deputado discute implantação de Programa Federal em Roraima

O programa prevê a garantia de água potável às comunidades do estado

Ter acesso a água de qualidade para atender às demandas de comunidades localizadas em regiões isoladas é um fator preocupante em Roraima. Em 2014, por exemplo, diversas comunidades da região da terra indígena Raposa Serra do Sol tiveram que optar por utilizar poço artesiano, onde a água para consumo já se encontrava salgada. A alternativa foi necessária, na época, pela forte estiagem na região, a qual se repete no estado agora.

Para que situações como essa não se repitam, o deputado Edio Lopes (PMDB/RR) esteve no Ministério do Meio Ambiente, em Brasília, hoje, 02 e foi recebido pela secretária de Recursos Hídricos do órgão, Casssandra Nunes. O objetivo do parlamentar foi conversar sobre o Programa Água Doce, visando sua implantação em Roraima.

Para ofertar água potável, o programa trabalha com sistema de dessalinização, um processo físico-químico capaz de retirar os sais da água, tornando ideal para consumo. “Minha principal preocupação com Roraima é que há muitas regiões no estado onde a qualidade de água não é boa e salobra, o que pode causar doenças e diversos outros prejuízos à saúde”, explicou o deputado.

O deputado lembrou ainda que na sede do município de Normandia há poços que ultrapassam os 40 metros de profundidade e que tem água salgada. “Essas famílias que utilizam dessa água ficam prejudicadas, pois necessitam para a irrigação de suas plantações, principalmente de melancia, e isso implica em enormes prejuízos à agricultura familiar”, concluiu.

Com informações da Assessoria do deputado federal Edio Lopes.