Cotidiano

Mãe de aluno denuncia irregularidades no processo seletivo do IFRR

Estudante foi aprovado no 15° lugar para cursar Informática

A mãe de um aluno que passou no processo seletivo 2016 para cursar o ensino médio técnico em Informática no Instituto Federal de Roraima (IFRR) denunciou hoje, 3, possíveis irregularidades no andamento do concurso.

Segundo Elinelda Nobre, o IFRR ofertou 16 vagas para cotistas na categoria de pardos que vivem com 1,5 salário, mas após as inscrições terem sido encerradas o IFRR publicou uma errata no site da instituição diminuindo o número de vagas para oito.

O filho de Elinelda é o 15º colocado. Ela alegou que foi até o Ministério Público hoje, 3, recorrer sobre o caso, e o órgão confirma que ela tem direito sobre as vagas, pois a errata do IFRR deveria sair durante o período de inscrições, além de ser publicado no diário oficial para ter validade.

“Mesmo após eu dizer que fui ao Ministério Público, o IFRR não resolveu a situação até o momento. Eles alegam que não têm professores suficientes e por isso diminuíram as vagas. Meu filho está sem estudar, aguardando cursar no Instituto. Preciso de providências, pois as matrículas iniciam dia 11 deste mês”, disse Elinelda.

OUTRO LADO

Em resposta, o presidente da Comissão de Concurso do IFRR, Cícero Cardoso, disse que a redução de vagas foi feita pelo déficit de professores no IFRR. Ele alegou que publicaram a errata sobre a diminuição de vagas no dia 1° de dezembro do ano passado e somente dia 3 do mesmo mês as inscrições foram homologadas. Segundo Cícero tudo foi realizado legalmente e aprovado pela Comissão.