Cotidiano

Moradores do Bom Intento fazem bloqueio na BR-174 por duas horas

Os moradores do Bom Intento, zona rural de Boa Vista, bloquearam por cerca de duas horas a BR-174 norte, sentido Pacaraima, na entrada da RR-321, que dá acesso à região. O objetivo da manifestação, que aconteceu na manhã desta quarta-feira, foi chamar a atenção das autoridades para as obras inacabadas da Prefeitura na via estadual, que tem prejudicado o comércio e a população.

Segundo a comerciante Elizabeth Souza, que reside ao longo da estrada, o poder público não concluiu as obras de pavimentação. “É um absurdo. A Prefeitura começa e não termina a atividade, deixando inúmeros buracos que estão prejudicando os veículos que passam por aqui”.

Segundo ela, a falta de qualidade da rodovia está afetando não só os moradores, mas também o comércio da região. “Os carros são danificados com frequência. A última vez em que fomos buscar bananas e melancias na nossa fazenda, que fica a cerca de 40 quilômetros da entrada da estrada, tivemos um prejuízo de quase R$ 2 mil com peças quebradas”, disse.

Outra moradora local, Alcione Magalhães, disse que a situação da RR-321 é uma calamidade. “Eu parei de ir ao culto da igreja porque a estrada está sem condições para o tráfego de automóveis. Além dos buracos, as ‘costelas de vacas’ estão acabando com os transportes”, disse acrescentando que as pontes da estrada também estão em péssimo estado.

Alcione disse que os habitantes têm sido afetados financeiramente por conta dos transtornos da via. “Para se ter uma ideia, gastei quase R$ 1 mil consertando a suspensão, fazendo o alinhamento e o balanceamento do meu carro”, complementou.

A moradora também apontou outros problemas enfrentados diariamente pela população. “O poder público nos pede para não jogar, queimar ou enterrar o lixo. Mas, se não existe coleta, não tem como atendermos a solicitação”, frisou. “Nossas crianças ficam sem ter como ir à escola, tendo que pedir carona dos ônibus que passam à beira da BR-174”, destacou.

PREFEITURA – Em nota, a Prefeitura de Boa Vista informou que a empresa que era responsável pela obra na estrada do Bom Intento abandonou os serviços. “A firma foi multada e já estamos fazendo a suspensão do contrato. O processo é burocrático, mas estamos buscando soluções para a situação no local. Assim que tivermos uma posição daremos uma resposta à sociedade”, frisou.

A nota disse ainda que aquela área é oriunda de invasão e que a Prefeitura é proibida de prestar qualquer tipo de serviço em áreas que não estão regularizadas, podendo ser penalizada por improbidade. “Prestamos serviço de limpeza pública em toda cidade, com coleta programada, mas em áreas regularizadas”, frisou. (B.B)