Política

Deputados articulam parceria com governo federal para evitar falta de água

Parlamentares estiveram reunidos com a ministra do Meio Ambiente, Izabella Teixeira, e garantem o lançamento de uma operação em conjunto para combater a estiagem

Na terça-feira, 02, os deputados Hiran Gonçalves (PMB/RR), Maria Helena Veronese (PSB/RR), Remídio Monai (PR/RR) e Carlos Andrade (PHS/RR) reuniram-se com a ministra do Meio Ambiente, Izabella Teixeira, para traçar um plano de ação de combate à estiagem em Roraima.

Segundo os parlamentares, a bancada federal obteve da ministra do Meio Ambiente a garantia de que, ainda essa semana, será deflagrada a Operação Roraima Verde.

Conforme os deputados, na operação, serão disponibilizados 14 automóveis, dois helicópteros e 180 brigadistas de Brasília, do Rio de Janeiro e de Rondônia para trabalhar no combate aos incêndios no estado.

ENCONTRO

Sobre o encontro com a ministra do Meio Ambiente, o deputado Hiran Gonçalves afirmou que a reunião foi “extremamente efetiva”, uma vez que os parlamentares saíram do Ministério “com a ministra nos dando ciência da Operação Roraima Verde, e da prioridade que o governo federal está tendo para evitar mais uma calamidade por conta das queimadas em Roraima”.

Ainda segundo o parlamentar, já na próxima semana, a bancada de deputados federais de Roraima irá ao estado, juntamente com um representante do Ministério do Meio Ambiente, com a presidente do Ibama, Marilene Ramos e com o chefe da Defesa Civil, general Adriano, para avaliar o trabalho que está sendo feito em campo.

“Vamos ter a oportunidade de mostrar para essas autoridades a crise hídrica pela qual o nosso estado está passando, assim como as queimadas que trazem tanto prejuízo ao estado anualmente”.

A deputada Maria Helena Veronese observou que a reunião com a ministra Izabella Teixeira foi “extremamente positiva, pois ela demonstrou boa vontade em participar da nossa mobilização e colaborar com o estado de Roraima para que possamos sair dessa crise que estamos vivendo hoje com relação às queimadas em nosso estado e à crise com a falta de água”.

Na avaliação do deputado Remídio Monai, um ponto importante é que nesse começo dos trabalhos legislativos de 2016, a população foi surpreendida com a questão das queimadas em Roraima, que é gravíssima, “mas conseguimos nos unir em torno de soluções rápidas”.

Por sua vez, o deputado Carlos Andrade afirmou que no primeiro dia de atuação em 2016 no Parlamento, a bancada já obteve uma audiência requerendo essa atenção para as queimadas e a forte estiagem que assola o estado de Roraima.

Com informações da Assessoria Parlamentar