Cotidiano

Procon Assembleia alerta consumidores sobre comércio no Carnaval

Objetivo é que consumidor tenha cuidado na hora de comprar fantasias e adereços para as festas

Para quem vai festejar o feriado e curtir as festas de Carnaval, o Procon Assembleia alerta os consumidores sobre o cuidado nas compras de fantasias, roupas, adereços e outros produtos.

Conforme o diretor do órgão de defesa do consumidor, Lindomar Coutinho, “o consumidor tem que conhecer o produto e avaliar se realmente vai levar porque depois o lojista não terá obrigação de realizar a troca, a não ser se apresentar defeito”.

Sobre as compras de fantasias e produtos para crianças, Lindomar disse que é necessário verificar a especificação dos produtos, inclusive se há selo do Inmetro (Instituto Nacional de Metrologia, Qualidade e Tecnologia) e se há algum perigo para a integridade física dos menores.

De forma geral, Lindomar Coutinho orientou que o ideal é comprar em locais que forneçam nota fiscal para que numa situação de defeito, que é quando o produto traz perigo à integridade da pessoa ou “vício”, que é quando uma fantasia de Carnaval, por exemplo, está descosturada, faltando um botão ou o zíper sem fechar direito.

Frederico Nogueira, que compõe o Bloco dos Palhaços, afirmou que todas as vezes que vai fazer compras para o Bloco tem bastante cuidado com o prazo de validade e também sobre as tintas apropriadas para o rosto, com o intuito de evitar alergias.

“Com relação aos tecidos que usamos, também temos muito cuidado. Preferimos os que não são muito quentes para que o folião se divirta na avenida”, disse.

Com informações da Secom ALE