Política

Independentes irão se reunir para definir postura do grupo este ano

Líder do bloco diz que governo teve um ano para se organizar e não pode, agora, querer dividir responsabilidade com os demais poderes

O G14, tido como independente do Governo do Estado, irá se reunir antes do início do ano legislativo, marcado para o dia 15 de fevereiro, para definir a postura do grupo perante o Governo este ano. A informação é do líder do bloco parlamentar, deputado George Melo (PSDC). “Ficamos de ter uma reunião antes de os trabalhos começarem para que a gente possa ouvir os colegas. Todo mundo vai se manifestar”, disse Melo à Folha, por telefone. 

Ele adiantou que o seu posicionamento particular é de que continuar independente em relação ao Governo do Estado. “Minha opinião é de que, se as coisas forem importantes para o Estado, seremos a favor. Mas não deixaremos de fazer nossa posição crítica de mostrar os erros do governo para que a gente possa ter um Estado melhor. Essa é a minha opinião. Se a da maioria não for essa, apoio a maioria do grupo”, afirmou.

O parlamentar comentou que o Governo do Estado não pode compartilhar as dívidas com os demais poderes e órgãos autônomos. “Sabemos que 2015 foi um ano difícil por conta da crise econômica. A atual gestão teve um ano para se organizar e não se organizou. Não pode agora querer dividir essa responsabilidade com os demais poderes. A governadora Suely [Campos, do PP] tem responsabilidade sob todas as decisões daqui para a frente porque ela teve um ano para poder ajustar as contas”, frisou.

Questionado se o grupo teve baixas ou aquisições no período de recesso, o líder do G14 afirmou que “todos estavam firmes no propósito de se posicionar a favor da Assembleia Legislativa”. Disse que alguns deputados do grupo governista estão conversando com o G14. “Alguns deles entendem que é suicídio política dessa maneira, de dar sustentação a um governo que está na contramão da população”, comentou. “As redes sociais cobram e tendem a deixar o parlamentar mais exposto à sociedade”.

OLENO – Sobre a ida do deputado, agora licenciado, Oleno Matos (PDT) para a Casa Civil do Governo do Estado, George Melo disse que agora haverá a possibilidade de um diálogo maior entre os poderes. “Oleno é extremamente respeitado, tem se colocado com muita responsabilidade ao longo da sua caminhada e transita bem nos dois grupos. Acho que a governadora acertou quando o colocou como chefe da Casa Civil. Agora, precisamos saber se ele vai ter instrumentos para poder conduzir a Casa Civil. Espero que tenha”, disse. (V.V)