Política

CNJ adia decisão sobre posse de desembargadores do TJRR

Pauta da próxima sessão só será divulgada com dois dias de antecedência, enquanto isso, TJ segue com número de desembargadores desfalcado

Não foi dessa vez que o Conselho Nacional de Justiça (CNJ) decidiu o futuro de três juízes do Tribunal de Justiça de Roraima (TJRR). Apesar de constar na pauta de julgamento da sessão desta semana, o Procedimento de Controle Administrativo (PCA), que trata da posse dos novos desembargadores do Tribunal, não foi chamado a julgamento.

Nesse caso, o adiamento é automático. Segundo a assessoria de imprensa do CNJ, isso não significa que o item estará listado na pauta da próxima reunião, marcada para o dia 16. A pauta da próxima sessão só será divulgada com dois dias de antecedência.

De acordo com a assessoria do CNJ, o voto do mérito da relatora do Procedimento de Controle Administrativo (PCA), conselheira Daldice Santana, já está pronto desde o início de dezembro. As sessões do CNJ são transmitidas ao vivo, em tempo real, pela TV Plenário, acessível pelo Portal do CNJ (http://www.cnj.jus.br/).

O CASO – A posse dos juízes Cristóvão Suter, Jefferson Fernandes e Mozarildo Cavalcanti como desembargadores do TJRR é discutida no CNJ desde outubro do ano passado após questionamento por parte do juiz Erick Linhares.

A conselheira Daldice Santana decidiu monocraticamente suspender a posse de três juízes como desembargadores do TJRR. Erick Linhares questionava a posse do juiz Mozarildo Cavalcanti, escolhido pelo critério de merecimento. Porém, na decisão, a conselheira entendeu que “a possível constatação de vício em todo o processo demandava a suspensão da posse dos três magistrados escolhidos”.

Após um pedido de reconsideração de decisão por parte do juiz Jefferson Fernandes, escolhido pelo critério de antiguidade, a conselheira manteve integralmente a liminar, concedida em outubro. Enquanto isso, o Tribunal de Justiça continua atuando com sete desembargadores, sendo um afastado pelo próprio CNJ, e convocando juízes. (V.V)