Cotidiano

Caer perfura poços artesianos para atender vítimas de estiagem

Além de poços, Companhia faz ligação de rede para garantir água às pessoas atingidas pela seca

A Caer (Companhia de Águas e Esgotos de Roraima) criou uma força-tarefa para reforçar e garantir o abastecimento de água às famílias vítimas da estiagem. O plano de ações, em execução desde o final do ano passado, realizou a perfuração de poços e interligação de rede em alguns municípios.

Em Rorainópolis, por exemplo, foi feita a interligação de 800 metros de rede de distribuição de água para atender o Hospital Regional Sul Ottomar de Souza Pinto, o prédio da UERR (Universidade Estadual de Roraima) e os bairros: Centro, Suelândia e Pantanal. O trabalho foi feito também em São Luíz, onde a Companhia fez a limpeza geral e aumentou o número de poços ativos, de cinco para oito, além de interligação de 200 metros de rede.

Outra ação que foi reforçada nas duas localidades é a distribuição de água, por meio de carros-pipa, diariamente, com pelo menos 10 mil litros para São Luíz e 15 mil litros para Rorainópolis.

Em São João da Baliza já foram perfurados dois poços artesianos e estão em pleno funcionamento. Foram feitos também 300 metros de interligação de rede, fazendo com que os dois poços produzam cerca de 400 litros/hora. Em Pacaraima, três caminhões-pipa fazem o abastecimento diariamente. Dos seis poços que auxiliam o abastecimento, quatro são pontos de coleta de água para moradores que residem nos pontos mais altos da cidade.

MAIS POÇOS

Nos demais municípios, a Caer ainda executa a perfuração de mais poços. Rorainópolis e São Luiz, três poços; Pacaraima, Cantá, Caracaraí, Normandia, Iracema e Campos Novos terão mais dois poços perfurados. Entre Rios, Amajari, Novo Paraíso, Nova Colina, Vila Equador, Jundiá, Apiaú, Vila Central, São Silvestre e Tepequém ganharão mais um poço, cada localidade. As perfurações estão em execução.

Com informações do Governo do Estado.