O livro Meia Pata, escrito pelo biólogo Ricardo Dantas, foi selecionado como obra de referência para o vestibular 2016 e 2017 da Universidade Federal de Roraima (UFRR). O romance, que retrata o manejo florestal sustentável em Caracaraí, foi escolhido na categoria Autores de Roraima.
Ricardo Dantas, de 36 anos de idade, é professor e atua no Instituto Federal do Campus Amajari. O escritor é natural do Rio Grande do Norte, no entanto vive em Roraima há 14 anos.
O biólogo disse que encontrou vários desafios durante os três anos que passou escrevendo o livro. Alguns avaliadores chegaram a dizer que o romance não daria frutos por falta de contexto indígena.
Segundo ele, o estado representa muito na construção de sua vida, foi onde se apaixonou pela esposa, escreveu o romance Meia Pata e agora ganha o reconhecimento com a indicação da obra para o vestibular.
“A minha sensação é de dever cumprido. De que tudo que passei e os esforços dedicados valeram à pena. O livro é uma obra para o conhecimento da sociedade em geral”, disse o escritor, orgulhoso.
O LIVRO
O romance, com 209 páginas, conta a história de um biólogo, Daniel Silva, que para na região amazônica, onde Daniel se apaixona pela macuxi, Iara Parente. A obra representa uma exaltação as belezas naturais da floresta amazônica e dos povos tradicionais de Roraima. Foi inspirado na vivência de Ricardo Dantas, quando trabalhou no Plano de Manejo Florestal Sustentável no Município de Caracaraí. O livro relata ainda histórias que o escritor ouvia durante o desenvolvimento das atividades.