Entretenimento

Banda será atração do Jazz Festival Tepequém

Jazz dos Três: A banda está em processo de produção de um novo álbum, que deve ser lançado em dezembro

Jhonison Barroso (guitarra), Natanael Sales (bateria) e Nivaldo Salviano (baixo) se uniram para montar uma banda e levar ao público Standards do Jazz e da música brasileira. Com um pouco mais de quatro anos de formação, a banda se prepara para gravar o seu primeiro álbum de músicas autorais. 

O grupo será uma das atrações da terceira edição do Tepequém Jazz e Blues Festival irá reunir bandas do gênero para tocar no palco do Platô 2112 na Serra do Tepequém, município de Amajari, nos dias 06 e 07 de fevereiro.

Respeitando a tradição da música instrumental, o Jazz dos Três apresenta arranjos próprios para temas consagrados, além de improvisação de guitarra, bateria e baixo e músicas inéditas.

De acordo com o baixista, Nivaldo Salviano, a banda teve início em Pacaraima, quando ele conheceu Jhonison. “Começamos a estudar juntos na forma autodidata, pegamos primeiro ritmo, então nunca mais paramos com essa pesquisa profunda e incessante pela música que é a nossa verdadeira paixão”, explicou.

Nivaldo é músico desde 1993, quando começou a tocar violão na igreja. Depois de sete anos tocando, ele mudou do violão para o baixo. “Então, o que em sete anos eu não tinha aprendido, desenvolvi em um ano. O baixo se tornou o meu instrumento. Foi quando eu me encontrei”, disse.

A banda tem influências de sons vanguardistas do jazz de músicos como Nico Assumpção, Ney Conceição, Richard Bonna. No repertório, músicas de Tom Jobin, Mike Steirn, Lee Ritenour, Charlie Parker, Miles Davis, entre outros. 

Além das composições próprias que irão fazer parte do CD, que deve ser lançado em dezembro, Jhonison explica que ritmos como bossa, blues e jazz clássico e contemporâneo são as principais fontes de inspiração para o jazz roraimense.

“O jazz é um estilo musical que o músico tem oportunidade de se identificar com o público. Enquanto o jazz pode ser de difícil definição, improvisação é claramente um dos elementos essenciais”, ressalta.

Tepequém Jazz e Blues Festival

Além do Jazz com os três, o festival conta, na programação, com bandas de Manaus, Roraima e da Venezuela, entre elas: RegioJazz; Serginho Barros Trio; Víctor Pium & Caxiri Atômico; Banda Fourtune (AM) e Viover, de Caracas; Orinoco Quartet, de Puerto Ordaz; e Bolívar Blues, de Santa Elena de Uairén.

Programação
Sábado, 06 de fevereiro
– Das 14 às 16h: Café concerto: pocket show com artistas que se apresentam à noite
– Das 16 às 17h: Ensaio aberto
– Das 17 às 18h: Platô Sundown: música ao pôr do sol no Tepequém
– Das 21 às 01h: Show com artistas de Roraima (Os três do Jazz; RegioJazz; Serginho Barros Trio; Víctor Pium & Caxiri Atômico).

Domingo, 07 de fevereiro
– Das 07 às 08h: Yoga, com Sat Nam
– Das 08 às 12h: Oficinas de música (bateria, guitarra, violão e baixo)
– Das 14 às 16h: Café concerto: pocket show com artistas que se apresentam à noite
– Das 16 às 17h: Ensaio aberto com bandas que se apresentam à noite
– Das 17 às 18h: Platô Sundown: música ao pôr do sol do Tepequém
– Das 21 às 01h: Show com artistas de Manaus (Banda Fourtune) e da Venezuela (Viover, de Caracas; Orinoco Quartet, de Puerto Ordaz; Bolívar Blues, de Santa Elena de Uairén).