Cotidiano

Escola fica em 6ª lugar na Jornada Nacional de Foguetes

A equipe apresentou o projeto que envolve o reaproveitamento de garrafas pet e canos de hidráulica na fabricação de foguetes

Os estudantes do 2º ano do Ensino Médio da Escola Estadual Maria das Dores Brasil, Állex Lopes, Uirá Brondino e Rony Nascimento se classificaram em 6º lugar na VIII Jornada Nacional de Foguetes. A competição foi realizada no Rio de Janeiro na primeira semana deste mês. Os estudantes foram orientados pelo professor Marcone Carvalho e o foguete da equipe atingiu 164,30 metros.

Roraima conseguiu boa colocação entre as 19 equipes campeãs. Cinco equipes foram consideradas vice-campeãs e três receberam troféu de menção honrosa. A equipe apresentou o projeto “Experimentos de Física e Química”, que envolve o reaproveitamento de garrafas pet e canos de hidráulica na fabricação de foguetes. Em 2013 a escola também foi campeã na V Jornada Nacional de Foguetes do Rio de Janeiro.

Marcone Carvalho destacou ainda que, tanto a Jornada quanto a Mostra Brasileira de Foguetes, incentiva no aluno o aprendizado das disciplinas de Física, Matemática, Química e Geografia, de forma diferenciada fora do ambiente da sala de aula. “Os alunos vão para campo, criam os protótipos, fazem experiências, ou seja, unem a teoria e a prática e dessa forma, o conhecimento acontece de maneira mais prazerosa”, disse.

Os alunos e orientador tiveram a viagem e a estadia custeadas pelo Governo do Estado. Essa é a terceira vez que a unidade participa do evento. Para participar da VIII Jornada de Foguetes, concorreram 9.500 escolas públicas e privadas, 83.500 alunos, 63.000 professores e colaboradores.

COMO PARTICIPAR

A Jornada de Foguetes é realizada pela OBA (Olimpíadas Brasileira de Astronáutica e Astronomia), em parceria com a Agência Espacial Brasileira. Para participar de eventos ligados às ciências astronômicas e espaciais, a OBA abriu as inscrições para o ano de 2016. A prova acontecerá no dia 13 de maio de 2016. Basta cadastrar a escola no site da Olimpíada Brasileira de Astronomia e Astronáutica (www.oba.org.br).

Com informações do Governo do Estado.