O trabalho de combate aos criadouros do mosquito da dengue inicia em dois municípios do interior. Mucajaí e Iracema serão os primeiros a receber o mutirão para reduzir os níveis de infestação do mosquito Aedes aegypti.
Nesta terça-feira (14) acontece o treinamento de nivelamento dos agentes de endemias, integrantes do Programa Saúde da Família e demais voluntários. Pela manhã é em Mucajaí e envolve 70 pessoas. À tarde será em Iracema para 56 agentes.
As ações de combate iniciam nesta quarta-feira (15) na Vila Campos, município de Iracema. Segundo os órgãos municipal e estadual de saúde, Iracema apresenta um índice de infestação por Aedes aegypti de 15,8%, quando o aceitável pelo Ministério da Saúde é de 1%.
Além dos 56 agentes de Iracema, outros 40 foram cedidos pelo município de Mucajaí para colaborar nas ações. Na quinta-feira, os trabalhos serão na sede de Mucajaí, e na sexta-feira as equipes fazem o arrastão na sede de Iracema. Serão visitados 6.751 domicílios nos dois municípios, sendo 2.464 em Iracema e outros 4.287 em Mucajaí, que apresenta um índice de infestação de 4,9%.
A coordenação dos trabalhos está sob a responsabilidade da Defesa Civil Estadual. O coronel bombeiro militar, Cleudiomar Ferreira, explicou que essa operação é uma ação conjunta que envolve as prefeituras municipais, secretarias municipais e Estadual de Saúde, Ministério Público Estadual, Exército Brasileiro, Defesa Civil Municipal e voluntários. Ainda segundo o coronel, conforme a necessidade, bombeiros e policiais militares também poderão ser empregados no interior. Hoje eles atuam em Boa Vista.
Fonte: Corpo de Bombeiros