Cotidiano

Roraima poderá ser considerado livre da aftosa

Previsão é que portaria do Ministério da Agricultura confirmando o caso seja publicada até o final do mês de fevereiro

Após ter sido classificado como status de médio risco para febre aftosa, o rebanho do Estado de Roraima poderá ser considerado, em breve, livre da doença. Fontes afirmaram à Folhaweb que a campanha de vacinação dos animais surtiu o efeito desejado.

Questionado sobre o assunto durante entrevista ao programa Agenda da Semana, na Rádio Folha 1020 AM, o presidente da Agência de Defesa Agropecuária de Roraima (Aderr), Vicente Barreto, não confirmou a informação, no entanto, informou que a esperança é justamente que o Estado tenha erradicado a aftosa.

De acordo com Barreto, quase 100% do rebanho foi vacinado contra a febre aftosa e apesar de não ter nenhuma informação oficial junto ao Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa), a equipe está confiante de que vão conseguir o atestado publicado em uma portaria até o fim do mês de fevereiro.

Após a publicação da portaria, uma equipe de auditoria do Mapa deverá vir até Roraima para então fazer a visita e confirmar ou não, se o Estado está livre da febre aftosa.

“Nós compreendemos a demora nesses procedimentos, pois sabemos que além de Roraima, os estados do Amazonas e Amapá serão avaliados no mesmo plano de ação”, informou o presidente.