Pagar os custos de uma faculdade pode ser um grande problema para os jovens. Recém formada em direito, Bruna Nunes se dedica ao artesanato online para tirar uma renda extra e custear as despesas com os estudos e, no momento, ela se prepara para a prova da Ordem dos Advogados.
Com o apoio da sogra, ela começou um negócio informal, utiliza barbantes e arames de ferro na criação das coroas que garantem à empreendedora uma clientela fiel. As peças custam, em média, US$ 20.
“Tiro um pequeno lucro das peças, comecei a fazer para o carnaval e vendi muito para as pessoas usarem em books de fotografia, depende de cada mês, às vezes consigo vender 30 em um mês, em outros não chega a cinco. Mas as coroas são bem favorecidas ao nosso clima, porém o mercado não auxilia já que os materiais são caros”, contou.
As coroas de flores como acessórios na cabeça já são muito usadas pelas noivas que casam durante o dia e ao ar livre/praia. Combinam as flores da cabeça com as do buquê, deixando o look mais romântico.
Para Bruna, o segredo para se destacar em um mercado tão competitivo como o de artesanatos é ter atenção aos detalhes. Há tanto modelos com flores pequenas e discretas, quanto modelos com flores maiores e coloridas. “Muitas bijuterias são parecidas, mas o que faz a diferença é a forma como ela é oferecida, às vezes faço o gosto do cliente, uma cliente pediu com pérolas e coloquei na coroa”, relembra.
Para cada coroa, a artesã utiliza flores feitas em pano, cordões de couro, barbante e vai criando as estilosas flores. Segundo ela, a peça pode ser utilizada não somente em fotos, mas também para dar um toque criativo ao look. Quem ficou interessado em encomendar a peça é só entrar em contato pelo telefone 99119-3698.
Como usar?
O legal da coroa de flores é que você pode tanto fazer o estilo romântica, com um vestido rendado branco, ou o estilo mais rock´n´roll com um make carregado, shorts jeans detonado e coturno.
Inspiração
As coroas de flores têm inspiração em um movimento sociocultural que surgiu lá no final da década de 60 e perdurou até a década seguinte. As garotas hippies eram apaixonadas por headbands feitas de vários tipos de materiais, incluindo as feitas com flores, e as usavam com frequência nos festivais de música.