O secretário-chefe da Casa Civil, Oleno Matos, confirmou a presença da governadora Suely Campos (PP) para fazer a leitura da mensagem governamental na abertura do ano legislativo da Assembleia Legislativa do Estado de Roraima (ALE), hoje, dia 15, no Plenário da ALE.
Segundo Matos, o teor da mensagem será de equilíbrio entre os poderes e, embora os embates sejam inevitáveis, as perspectivas para este ano são de que o Executivo possa ter mais tranquilidade na relação com os poderes, em especial com a Assembleia Legislativa.
“Sabemos que os embates vão acontecer e, entre eles, a questão do orçamento do Estado na Assembleia Legislativa, mas já temos todo um trabalho sendo feito pelos técnicos do Executivo e do Legislativo para que os deputados possam analisar os vetos”, disse. “Claro que o Governo deseja que seja mantida a sua decisão dos vetos, que foram técnicos. Uma vez derrubados, vão comprometer a execução orçamentária do Estado”, frisou.
Ele destacou a crise que assola o País como um fator que deve ser levado em consideração quanto ao cuidado na aprovação do orçamento do Estado.
“Nosso orçamento é 80% baseado em recursos federais através do repasse do FPE [Fundo de Participação dos Estados] e de convênios. Com essa crise financeira, isso dificulta as ações do Estado e temos que avaliar esse orçamento como um todo e não apenas em relação ao que o Estado executa, mas também em relação ao que os poderes, que recebem o duodécimo, também executam”, disse.
Ele ressaltou que já está em entendimento com sindicatos e associações mostrando a realidade em que vive o Governo do Estado. “É um trabalho de articulação e transparência e só assim podermos pautar as demandas necessárias”, disse. (R.R)