Cotidiano

Campanha vai incentivar o descarte correto do óleo de cozinha

Além das lojas da Caer, no Centro e no Pintolândia, mais seis pontos vão receber coletores para que a população faça o descarte. Dentre os pontos estão igrejas, empresas privadas e uma escola pública

Será lançada amanhã a campanha “Caer de olho no óleo”, que visa a mobilização em prol da preservação dos recursos naturais. O lançamento da ação educativa será às 9h30, na Escola Estadual Severino Cavalcante, localizada na Av. Nazaré Filgueiras, no bairro Silvio Botelho.

A iniciativa da campanha é da Companhia de Águas e Esgotos de Roraima (Caer), por meio do programa Caer Socioambiental e a ação será executada de forma permanente.

“Nosso objetivo é manter essa ação de forma permanente para que as pessoas comecem a se mobilizar e fazer o armazenamento correto do óleo de cozinha e a doação. Nossa finalidade maior é despertar na sociedade a conscientização sobre a importância de fazer o descarte correto do óleo de cozinha, de forma que o maior número de pessoas adote esse cuidado como regra”, esclareceu o presidente da Caer, Danque Esbell.

Para desenvolver a campanha, vários coletores já estão disponíveis nos locais que funcionarão como pontos de coleta, entre eles a sede da Caer, no bairro São Pedro, e na loja do bairro Pintolândia. Ainda terá coletores nas Igrejas São Francisco, São Bento, Nossa Senhora da Consolata, Salão Miro Beauty Center, Drogaria Megafarma, localizada na avenida Ville Roy, e Escola Estadual Severino Cavalcante, avenida Nazaré Filgueiras, no bairro Sílvio Botelho.

“A cada 100 participantes, haverá sorteio de brindes, como forma de estimular futuros doadores. O sorteio será nos pontos de coleta. Todo o óleo armazenado será distribuído para a empresa Sabão Glória e Fazenda da Esperança. Com todo esse material coletado e distribuído as empresas poderão fabricar sabão e futuramente ter um retorno financeiro e condições de aproveitar os recursos de forma saudável e sustentável”, acrescentou Esbell.

A campanha será realizada em parceria com instituições públicas e privadas, entre elas, Salão Miro Beauty Center, Fazenda da Esperança, Diocese de Roraima, Unirr (União dos Empreendedores de Roraima), Sabão Glória e Drogaria Megafarma.

Segundo a chefe do Núcleo de Meio Ambiente da Caer, Airlene Carvalho, a meta é arrecadar, por mês, seis mil litros de óleo. “A campanha vai marcar um momento ímpar para o Estado, pois será uma iniciativa que vai envolver também escolas e igrejas. A proposta é conscientizar a população sobre a importância da eliminação correta do óleo de cozinha”, complementou.

Fonte: Secom