Cotidiano

Força Nacional está em Roraima para capacitar PMs e bombeiros

Os militares serão capacitados para atuar na segurança dos Jogos Olímpicos de 2016, que será em agosto no Rio de Janeiro

Um total de 141 policiais militares e 26 bombeiros estão participando de hoje (15) até sábado (20) da Instrução de Nivelamento de Conhecimento para Grandes Eventos (INC-GE) que tem como instrutores policiais da Força Nacional de Segurança Pública. A abertura do curso foi realizada na Academia de Polícia Integrada Coronel Santiago (Apics), onde será realizado todo o treinamento dos militares.

O curso tem por finalidade capacitar militares para atuarem junto à Força Nacional de Segurança Pública, na segurança dos Jogos Olímpicos de 2016, que ocorrerão no mês de agosto, no Rio de Janeiro. O resultado dos aprovados no curso de nivelamento será anunciado ainda nesta semana.

Segundo o supervisor da INC-GE, capitão da Polícia Militar do Piauí, Inácio Delgado, a capacitação inclui instruções para o controle de multidões, técnicas de utilização de equipamentos de baixa letalidade, armamento, munição e tiro, noções de anti e contraterrorismo, varredura de explosivos, segurança de perímetros e segurança ostensiva de instalações, gerenciamento de crises, direitos humanos e atendimento pré-hospitalar.

“A capacitação tem por finalidade deixar os militares aptos para atuar nas ações de segurança em grandes eventos a nível nacional. Nesse caso específico, o treinamento visa transmitir conhecimentos técnicos e operacionais voltados para a segurança das Olimpíadas, porém o militares poderão ser convocados para qualquer outra ação, desde que haja necessidade, nestes casos eles receberão mais treinamentos para ampliar e reciclar os conhecimentos” destacou.

O treinamento é coordenado pela Força Nacional, que é vinculada ao Ministério da Justiça, e está atuando nos Estados por meio de convênio. A instrução será ministrada por 24 instrutores e monitores da Força Nacional que chegaram à Boa Vista no dia 4 de fevereiro.

A diligência é formada por militares de vários Estados (Alagoas, Distrito Federal, Espírito Santo, Goiás, Maranhão, Minas Gerais, Pernambuco, Rio de Janeiro, Rio Grande do Norte, Pará, Piauí e Tocantins) e coordenada por dois oficiais pertencentes à Coordenação Geral de Treinamento e Capacitação da Força Nacional.

Fonte: Secom/RR