Cotidiano

Sul-coreanos reforçam investimentos

Empresários estrangeiros voltaram para dar continuidade aos entendimentos na agricultura, saúde, energia eólica e construção civil

A governadora Suely Campos (PP) se reuniu na noite de ontem, no Palácio Senador Hélio Campos, com um grupo de cinco empresários sul-coreanos que vieram ao Estado reforçar intenção de investir em Roraima. Este é o terceiro encontro com o grupo, que desta vez veio acompanhado do ex-ministro da Agricultura da Coreia do Sul, Young Ji Kim.

Durante a reunião, que contou com a participação do secretário estadual de Relações Institucionais, João Pizzolatti, os empresários estrangeiros reforçaram a intenção de efetivar investimentos e parcerias nas áreas de saúde, agricultura, fontes limpas de energia e construção civil. O grupo é composto ainda pelo engenheiro e empresário da construção civil Hyung Ho Ahn, os empresários Yong Gul Sul, Ho Sung Yoo e Pablo Martinez.

Além da produção de energia, outro segmento que desperta o interesse sul-coreano é a produção de grãos, tendo como alvo principal a soja. Nessa terceira visita, eles conheceram fazendas de propriedade de empresas especializadas em investimentos rurais, que estão investindo fortemente em Roraima, não apenas no cultivo de soja, mas também na produção de milho. Atualmente a empresa concentra sua produção no Centro-Oeste (Mato Grosso e Goiás) e Sul (Paraná e Rio Grande do Sul).

SAÚDE – Um dos temas debatidos desde a última visita ao Estado é o estudo para a digitalização dos hospitais roraimenses. A ideia é reunir os engenheiros sul-coreanos e os de Roraima para buscar a melhor forma de adequar a estrutura física das unidades para receber os aparelhos e tecnologia de ponta, produzidos na Coreia do Sul.

O tradutor da comitiva, Hyung Won Lim, destacou que os empresários estão satisfeitos com as possibilidades de investimento e de parceria. “São projetos que interessam diretamente aos dois lados, seja na produção de grãos, energia eólica e tecnologia hospitalar e que trarão, com certeza, benefícios mútuos”, afirmou.

Suely Campos ressaltou que a parceria irá atrair investimentos necessários para ajudar o desenvolvimento do agronegócio, na produção de energias alternativas, como o caso da energia eólica e, especialmente, o setor da Saúde no estado.

“O governo está aberto ao diálogo e se coloca à disposição para apoiar quem quer investir aqui. Acreditamos que essa parceria trará inúmeros benefícios para Roraima, especialmente na área de Saúde, com a modernização dos hospitais e melhoria na prestação do serviço ao nosso povo”, destacou.