O vendaval que atingiu Boa Vista na manhã de sexta-feira, dia 10, foi o responsável por provocar quedas e oscilações de energia em toda a Capital. Na noite do mesmo dia, a população voltou a ficar sem energia, pois o fornecimento foi interrompido na Venezuela devido a falhas provocadas por raios que atingiram a rede de distribuição daquele país. Para solucionar o problema, a Eletrobras Distribuição Roraima aumentou em quatro vezes a quantidade de equipes de plantão. Devido à intensidade dos ventos naquele dia, algumas placas de trânsito e árvores foram arrancadas e caíram sobre fios de alta tensão, causando quedas e oscilações no fornecimento de energia em quase toda a Capital. À noite, um raio atingiu parte da rede de distribuição da Venezuela, fazendo com que os roraimenses ficassem sem energia por cerca de 30 minutos, conforme o assessor de operação, manutenção e geração da Eletrobras, Jocely Ferreira.
Em dias normais, duas equipes ficam de plantão para solucionar possíveis problemas na distribuição de energia. Devido à interrupção ocorrida na sexta, este número aumentou para oito. Ferreira ressaltou que não há motivo para se preocupar com a possível redução no fornecimento de energia pela Venezuela. “Desde 2010, o país vizinho vem reduzindo o fornecimento de energia para o Estado e na mesma velocidade passamos a gerá-la através das termelétricas”, frisou.
Ele ressaltou que o Linhão de Guri fornece 95 Megawatts de energia ao Estado, mas o atual consumo é de 150 MW. Para suprir a falta, a Eletrobras produz os 55 megawatts restantes. “Hoje está sendo produzida a quantidade exata de consumo, não temos reserva. Isso torna o sistema fraco, pois qualquer acidente causará uma oscilação de tensão, deixando a população sem energia”, destacou. (I.S)
Cotidiano