Cotidiano

População passa a contar com doação de próteses e órteses

As ações fazem parte do Núcleo Estadual de Reabilitação Física, reativado em janeiro deste ano

O Programa de Atenção e Prevenção às Deficiências do Governo do Estado foi reativado em janeiro deste ano. A iniciativa tem o objetivo de atender pessoas com deficiência que precisam adquirir órteses e próteses para reabilitação física, equipamentos que podem ser doados ou emprestados.

O programa disponibiliza ainda meios auxiliares de locomoção, como cadeira de rodas, muletas, carrinhos adaptados e andadores. Até o momento 18 pessoas foram beneficiadas e outras 51 estão com suas peças sendo confeccionadas, para atendimento nos próximos dias.

Para adquirir as peças, o paciente ou responsável deve comparecer no Núcleo Estadual de Reabilitação Física – 5 de Outubro, localizado na avenida Ataíde Teive, 6459, Nova Canaã. É necessário estar munido de fotocópia de RG, CPF, cartão do SUS, comprovante de residência e solicitação médica com diagnóstico para cadastro no programa.

Com a indicação médica, os pacientes se dirigem à clínica credenciada escolhida e tiram as medidas necessárias para a confecção. Duas empresas especializadas na confecção dos dispositivos médicos estão habilitadas para o serviço e a população pode escolher a clínica onde se sinta mais confortável. São disponibilizados 72 itens distintos, que abrangem todos os tipos disponíveis no SUS (Sistema Único de Saúde). Após a solicitação, a entrega do material ocorre em aproximadamente 30 dias.

Com informações do Governo do Estado.