Cotidiano

Turistas são recebidos na língua Macuxi em Roraima

Após quase 40 dias de funcionamento em processo de treino, Centro de Atendimento ao Turista inaugura nesta quarta-feira

O Centro de Atendimento ao Turista inaugura nesta quarta-feira, 24, às 17h. O Centro está operando desde janeiro em processo de treinamento e ajustes da equipe de trabalho. O local atende a população de segunda-feira a sábado, das 10h às 2h.

Instalado no Aeroporto Internacional de Boa Vista – Atlas Brasil Cantanhede, o Centro visa proporcionar aos visitantes informações sobre serviços turísticos, esclarecimentos sobre roteiros culturais e locais de visitação em Roraima.

No local será ofertada internet gratuita, e a possibilidade de baixar aplicativo para smarthphones com dados sobre pontos de visitação, rede hoteleira, locadoras e demais serviços do trade turístico. Também ficará disponível o acesso ao site ‘Visite Roraima’.

Outra novidade é que o visitante, ao desembarcar no aeroporto, será recepcionado nos idiomas Português, Espanhol, Inglês e Macuxi (língua materna indígena), por meio de serviço de alto-falante, onde será convidado a se dirigir ao Centro de Atendimento.

O Centro de Atendimento tem o apoio da Infraero (Empresa Brasileira de Infraestrutura Aeroportuária), que cedeu o local para o atendimento aos turistas. O Estado não paga aluguel e participará apenas do rateio das contas de luz e de água com os consorciados que mantêm empreendimentos dentro do Aeroporto.

Segundo Ricardo Peixoto, diretor do Departamento de Turismo, o governo pretende implantar mais quatro Centros de Atendimento ao Turista. O próximo será o da Rodoviária Internacional de Boa Vista, previsto para o primeiro semestre deste ano. Outros dois serão implantados nos municípios de fronteira, Pacaraima e Bonfim, e um em Rorainópolis, divisa com o Amazonas.

Com informações do Governo do Estado.