Cotidiano

Governo lança edital para selecionar professor indígena

Para participar do processo seletivo, o candidato deverá ser indígena, ser maior de 18 anos e apresentar o Rani (Registro Administrativo de Nascimento Indígena)

A Secretaria Estadual de Educação e Desporto (Seed) lançou o edital para processo seletivo simplificado indígena, que vai contratar, de forma temporária, professor substituto para atender escolas estaduais indígenas. O edital será publicado no Diário Oficial do Estado, a remuneração varia de R$ 1.669,09 a R$ 3.708,40 reais.

As inscrições devem ser feitas nos dias 25, 26 e 29 de fevereiro, na Escola de Música de Roraima, localizada no Parque Anauá, na avenida Brigadeiro Eduardo Gomes, das 8h às 11h30 e das 14h às 17h30. Conforme edital, o seletivo terá validade pelo período de 200 dias letivos, referente ao exercício deste ano, não podendo ser prorrogado.

Para participar do processo seletivo, o candidato deverá ser indígena, ser maior de 18 anos e apresentar o Rani (Registro Administrativo de Nascimento Indígena), fornecido pela Funai (Fundação Nacional do Índio).

O processo seletivo consistirá na análise curricular, de caráter classificatório, com avaliação de títulos, entrevista oral e prova escrita, de caráter eliminatório sobre o domínio das habilidades e das competências para os candidatos de língua materna e estrangeiras modernas (inglesa e espanhola). Na avaliação de títulos, só serão consideradas as titulações complementares com carga horária igual ou superior a 20 horas.

O contrato de trabalho será de 25 horas semanais para professores do 1º ao 5º ano, sendo 20 horas em sala de aula e cinco horas para atividades extraclasses em ambiente escolar. Para professores do 6º ao 9º ano, Ensino Médio e Educação de Jovens e Adultos, a carga horária será de 40 horas, 28 horas em sala de aula e 12 horas para atividades extraclasses em ambiente escolar.

DOCUMENTOS

No ato da inscrição, o candidato deverá apresentar original e cópia ou cópia autenticada da documentação requerida nos itens seguintes: Rani, emitido pela Funai (indispensável); Carteira de Identidade; Cadastro de Pessoa Física; Título ou comprovante de escolaridade.

Para candidatos ao cargo de Professor de Língua Materna Indígena, título de acordo com o disposto no item 2 do Edital; currículo devidamente preenchido, juntamente com as cópias dos documentos que comprovem formação, participação em cursos, seminários e outros eventos pedagógicos na área de educação, congressos e simpósios, com as respectivas cargas horárias e experiência profissional.

Os candidatos devem apresentar Declaração de Tempo de Serviço, além de Carta de Pesquisa Social, juntamente ao abaixo-assinado, elaborado pela comunidade e lideranças; Declaração de não ter sofrido penalidade por processo sindicante administrativo ou Processo Administrativo Disciplinar e Declaração de Acúmulo De Cargo Público.

Com informações do Governo do Estado.