Cultura

Filme indicado ao Oscar terá exibição gratuita

A exibição acontece hoje (25), no Centro Multicultural da Orla Taumanã, a partir das 19h30, com entrada gratuita

Sofrendo com a falta do pai, um menino deixa sua aldeia e descobre um mundo fantástico dominado por máquinas-bichos e estranhos seres. O enredo conta a história de uma inusitada animação que retrata as questões do mundo moderno através do olhar de uma criança.

O filme “O menino e o mundo” é o único representante brasileiro nas indicações para o prêmio do Oscar em 2016, dirigido por Alê Abreu, e terá exibição gratuita nessa quinta-feira (25) na Orla Taumanã a partir das 19h30 com entrada franca.

O filme narra a história de Cuca, um menino que vive em um mundo distante, numa pequena aldeia no interior de seu mítico país. O longa já ganhou diversos prêmios, incluindo o de melhor animação (pelo júri e pelo público) no Festival Internacional de Cinema de Animação de Annecy, na França, considerado o maior prêmio da categoria no planeta.

A produção independente, que custou US$ 500 mil para ser feita, concorre à estatueta dourada com as animações ‘Divertida Mente’, ‘Shaun – O Carneiro’, ‘Anomalisa’ e o japonês ‘As Memórias de Marnie’, do Studio Ghibli. O resultado será divulgado na cerimônia do Oscar, que será nesse domingo (28).

‘O Menino e o Mundo’ tem um ritmo diferente da montagem frenética das animações infantis hollywoodianas. Também chama a atenção a mistura de técnicas, incluindo colagens, carros feitos por computador (representando a desigualdade social) e imagens em estilo documentário.

Sua trilha sonora conta com a participação especial do percussionista Naná Vasconcelos, do rapper Emicida, do grupo Barbatuques e GEM- Grupo Experimental de Música.

O diretor

Alê Abreu é desenhista, cineasta e artista plástico, nasceu em São Paulo, estudou num curso do MIS (Museu da Imagem e do Som), realizando seu primeiro filme: “Memória de Elefante”, em 1984.

Na década de 1990, formou-se em comunicação e produziu os curtas-metragens “Sírius” (1993) e “Espantalho” (1998). Em 2008, lançou “Garoto Cósmico” (2007) e o curta “Passo” (2007).

Cineclube

O Cineclube Fora do Eixo é uma realização do Coletivo Canoa Cultural e da Biosphere Records, com apoio da ABDeC/Seção Roraima e FETEC. “O cineclube tem o objetivo de apresentar ao público aqueles filmes que não chegam tão facilmente à grande massa. A ideia é aproximar a população de obras que normalmente não chegam até as nossas salas de cinema”, destacou Manoel Vilas Boas, realizador do projeto.

Serviço
Cineclube
O menino e o mundo
Data: 25 de fevereiro
Local: Orla Taumanã
Hora: 19h30
Exibição Gratuita