Polícia

Narcotraficante mais procurado do Amazonas é preso em Roraima

Membro da cúpula de uma facção criminosa do Amazonas, acusado de matar delegado, era foragido e estava morando na Venezuela

Na manhã de ontem, o foragido João Pinto Carioca, conhecido como “João Branco”, foi preso em Pacaraima, município que faz fronteira com a Venezuela, ao Norte do Estado, por agentes da Polícia Federal. Ele apresentou uma identidade falsa com o nome de Jonatas Peres Soares.

“Branco” era o narcotraficante mais procurado pela polícia do Estado do Amazonas e já teve seu nome incluído na lista dos mais procurados da Organização Internacional de Polícia Criminal (Interpol). O que chamou a atenção da PF é que o carro que o conduzia estava sendo escoltado na estrada.

De acordo com a polícia, o narcotraficante é o segundo na hierarquia de umas das maiores facções criminosas do Amazonas, a “Família do Norte” (FDN). Também é acusado de mandar matar o delegado de Polícia Civil, Oscar Cardoso, executado em março de 2014.

Por esse crime ele tem mandado de prisão preventiva decretado. Quando policiais civis iam cumprir o mandado, o traficante conseguiu fugir do Complexo Penitenciário Anísio Jobim, onde estava cumprindo pena em regime semiaberto, próximo à BR-174, em Manaus.

MAIS TRAFICANTES – Com João Branco, outros três criminosos do Amazonas foram presos: Makysoniel Nogueira Braga, de 31 anos, natural de Manaus; Alexandre de Oliveira Lemos, 34 anos, natural de Manacapuru; e Carlos Antônio Oliveira Oliveira, de 22 anos, também de Manaus, todos ligados à facção criminosa. Eles atuavam como “batedores” que escoltavam o narcotraficante.

“Branco” estava morando na Venezuela, segundo a polícia. Após a captura, os agentes federais encaminharam o criminoso para a sede da Polícia Federal , em Boa Vista, onde passou por procedimentos de praxe. Ele ainda passou por exame de corpo de delito no Instituto de Medicina Legal (IML) e retornou para cela da PF, onde permanece detido.

PF – A Folha entrou em contato com a Assessoria de Comunicação da Polícia Federal para saber maiores detalhes sobre a prisão e informou que João Branco e outras três pessoas foram abordadas em ação de rotina de policiais da Delegacia de Polícia Federal de Pacaraima, na fronteira com a Venezuela.

Ao verificarem o documento do criminoso, desconfiaram da autenticidade e solicitaram informações em pesquisa junto ao sistema da Polícia Federal do Amazonas, que confirmou se tratar do narcotraficante “João Branco”, foragido da PF amazonense durante a Operação La Muralla, deflagrada em novembro de 2015, quando foi apontado como mandante do assassinato do delegado da Polícia Civil Oscar Cardoso, com 20 tiros.

OUTRO CASO – A PF informou também que cumpriu mandado de prisão expedido pela Justiça Federal do Amazonas, na tarde de ontem, contra o traficante de iniciais A. P. A., que foi localizado no bairro Doutor Silvio Leite, zona Oeste. (T.C)