Cotidiano

Sinter pede que governo cumpra acordo

No fim da greve do ano passado, acordo assinado com aval da Justiça previa pagamento de progressões, concurso e restruturação de escolas

O Sindicato dos Trabalhadores em Educação de Roraima (Sinter) está cobrando do Governo do Estado o cumprimento do acordo assinado na última greve realizada pela categoria, que teve fim em outubro do ano passado. As negociações foram feitas com a governadora Suely Campos (PP), mas, até o momento, não foram atendidas.

De acordo com o presidente do Sinter, Ornildo Roberto, o pagamento das progressões horizontais e verticais dos professores deveria ter sido feito desde janeiro deste ano. Segundo ele, são direitos previstos na Lei Estadual nº 892, que trata do Plano de Cargos, Carreiras e Remuneração (PCCR) dos Servidores da Educação Básica do Estado. “Nossa reivindicação, na época do acordo, tratou de 36 pontos, entre eles podemos destacar a efetivação de concurso público para as escolas, assim como a reestruturação das instituições educacionais, que também não foram atendidas até então”, frisou.

O sindicalista disse que a categoria está fazendo um alerta para mostrar que está atenta ao cumprimento da lei. “Caso não seja feito nada até o final do ano letivo de 2015, que termina no dia 15 de março, os professores irão se reunir para tomar uma decisão e pensar no que fazer”, frisou. “No momento, não pensamos em uma paralisação ou uma nova greve. Queremos apenas mostrar ao Governo do Estado que estamos atentos ao que foi acordado e cobraremos pelo que é nosso por direito”.

Ele afirmou que o não atendimento das solicitações afeta a vida pessoal e profissional dos professores, assim como das escolas e alunos. “É um transtorno para toda a sociedade. Por isso, esperamos que haja uma definição para que as reivindicações sejam atendidas. Esperamos que sejam tomadas providências e que a classe seja respeitada pelo poder público”, frisou Ornildo Roberto.

Governo anuncia que vai pagar R$ 2,5 mi em progressões aos professores estaduais

Depois do anúncio feito pelo Sinter, a governadora Suely Campos autorizou o pagamento das progressões verticais dos professores da rede estadual de ensino referentes aos anos de 2008 a 2011, no valor de R$ 2,5 milhões. O anúncio feito no início da noite de ontem.

O valor será pago de forma parcelada, em onze vezes, conforme acordado com os professores através do Sinter e homologado pelo Tribunal de Justiça de Roraima. A primeira parcela das progressões será paga no salário de fevereiro e as demais, na data do pagamento dos meses subsequentes.