A Companhia Independente de Policiamento Ambiental (Cipa) recebeu a informação de que uma Onça-Parda se encontra em área particular localizada na região do Bom Intento, zona rural de Boa Vista. Policiais da Companhia estão em deslocamento até a região para promover a segurança do animal e da comunidade.
Conforme o sargento da Cipa, Capaverde, a equipe tentará afastar a onça do sítio. Caso seja necessário capturar o animal, ele será entregue no Centro de Triagem de Animais Silvestres do Ibama (Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis), que fará a reintrodução do mamífero no espaço apropriado.
Em casos como esse a população deve entrar em contato com polícia, por meio do número 190 para que a equipe faça o resgate do animal ou o que for necessário, ou também pode formalizar a denuncia na sede da Cipa, localizada no Parque Anauá, na avenida Brigadeiro Eduardo Gomes.
O sargento lembrou ainda, que o animal está em seu habitat natural. “Nesse caso, a onça está em seu habitat, o medo da população não justifica a ação de matá-la. Se a pessoa chegar a matar o animal silvestre será configurado crime de caça. O cidadão será preso e encaminhado a delegacia, onde será decidido a pena”.
O crime está previsto na Lei Nº 9.605/98: Matar, perseguir, caçar, apanhar, utilizar espécimes da fauna silvestre, nativos ou em rota migratória, sem a devida permissão, licença ou autorização da autoridade competente, ou em desacordo com a obtida é crime.